quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Faça Você Mesmo - DICA #8 Acessível por Teclado - Acessibilidade

 


Navegar apenas com o teclado é fundamental para a acessibilidade. Ele se torna um componente essencial para alguns usuários.

Os usuários cegos, deficientes visuais (baixa visão) ou com mobilidade reduzida usam as setas tradicionais do teclado e as teclas de tab para navegar na loja virtual.

A diferença entre o teclado e o mouse é que quando o usuário navega pelo teclado, o acesso aos links na tela é sequencial.

O usuário precisa percorrer todos os links que estão disponíveis na loja até encontrar o que deseja.

O mouse por outro lado permite o acesso direto aos links.

Até a loja virtual mais sofisticada se torna inútil para um usuário que não pode acessar seus controles e interagir com ela.

A ordem de leitura é determinada pela ordem DOM

Não importa como você vai estruturar seu HTML. O teclado ou leitor de tela navegará pela loja virtual com base em onde o código aparece no HTML.

Se existe um texto no topo e a posição é alterada via CSS. Nesse caso, os usuários de teclado e leitor de tela encontrarão esse texto na parte superior. A alteração da posição com CSS não será levada em conta.

Cuidado com o Tabindex

Evite usar valores do tabindex maiores que 0. Isso pode fazer com que a ordem de leitura não corresponda à ordem de tabulação.

Ao fazer isso, vai dificultar para os usuários que dependem de tecnologias para navegar pelo conteúdo da página. 

Use controles HTML nativos

Usar frameworks e bibliotecas personalizadas na maioria dos casos significa que você terá que fazer um trabalho extra para torná-las acessíveis.

Ao utilizar controles HTML nativos, como um controle de dropdown, os usuários de teclado e leitor de tela não terão problemas para usar o controle porque é um padrão estabelecido.

Tente não usar DIVs clicáveis como botões. Basta usar os botões porque eles já são anunciados automaticamente como botões, aparecem na ordem das guias e funcionam com a tecla Enter.

Os usuários de teclado devem ser capazes de acessar os elementos interativos, não apenas a navegação principal. Dessa forma, os elementos do formulário, menus suspensos, botões, caixas de diálogo e outros widgets devem ser acessíveis.

Um problema é causado por widgets com elementos <div> ou <span>. Eles podem ser atribuídos ao foco do teclado por meio de tabindex. Alternativamente, usar apenas links, botões e campos de formulário HTML garantirá que todos os elementos possam ser tabulados.

Você já navegou na sua loja virtual através do teclado?

Você sabe dizer se ela é acessível?

Conheça mais sobre a Diretriz 2.1 Acessível por Teclado.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.    

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com