A entrega é a última etapa do processo logístico e deve ser realizada com bastante cuidado. Afinal, problemas como atrasos e extravios podem custar a satisfação do cliente e comprometer a fidelização. Investir em um sistema de gestão de entregas se mostra como uma ação fundamental para manter o controle sobre as mercadorias e garantir que cheguem ao destino dentro do prazo.
Continue lendo para entender como funciona um sistema para gestão de entregas e conhecer os benefícios que é capaz de oferecer.
O que é gestão de entregas?
Gestão de entregas é o conjunto de estratégias utilizadas para acompanhar as mercadorias desde o momento em que saem do centro de distribuição até chegarem ao seu destino. Para isso, a tecnologia se mostra como uma aliada fundamental, pois apenas através de um sistema esse acompanhamento pode acontecer em tempo real.
Sem um sistema, as mercadorias são carregadas nos veículos e partem para os endereços correspondentes para serem entregues. E isso sem qualquer visibilidade por parte do remetente ou da transportadora contratada.
Como muitos trajetos são longos, as ocorrências de atraso e extravio podem se tornar muito altas, o que acaba resultando no excesso de custos gerados especialmente pelas reentregas. Sem contar na insatisfação dos clientes, que provavelmente não farão uma nova compra.
Problemas que podem ser evitados utilizando um sistema de gestão de entregas
Se tivéssemos que resumir em uma palavra o grande benefício que um sistema de gestão de entregas oferece seria: visibilidade. Afinal, ao utilizarem uma solução com esse objetivo as empresas conseguem acompanhar cada etapa do transporte das mercadorias, evitando uma série de problemas.
Veja, a seguir, quais são as ocorrências mais comuns que podem ser evitadas através de uma gestão de entregas eficaz.
Perda de clientes por atraso nas entregas
Receber o pedido com atraso é algo que nenhum cliente deseja. Quando isso acontece esporadicamente as pessoas costumam relevar, mas quando é frequente as chances de elas se debandarem para a concorrência são muito grandes.
Quando a empresa conta com um sistema para gerenciar as suas entregas, a ocorrência de atrasos cai significativamente. Afinal, exatamente por conta da visibilidade que citamos anteriormente, é possível identificar e até prever problemas, a fim de encontrar soluções rapidamente.
Prejuízo por falta de planejamento das entregas
Quando a gestão de entregas não é realizada e as mercadorias partem para seus destinos sem controle, a empresa pode ter prejuízos. Nos casos em que se tem um sistema gerenciador é possível planejar as entregas, otimizar custos e evitar os prejuízos gerados pelas reentregas e outros problemas.
SAC sem informações para oferecer aos clientes
É comum que os clientes entrem em contato com o SAC das empresas para ter informações a respeito do seu pedido. Sem um sistema para gerenciar as entregas não há muito o que ser passado ao cliente, o que pode acabar gerando desconfiança por parte dele.
Quando se tem controle é possível informar exatamente onde a mercadoria está em tempo real. Isso facilita muito o processo em casos, como: informar ao motorista que o cliente estará no local após determinado horário, passar mais informações sobre o endereço de entrega, entre outras situações.
Dificuldade para planejar o pagamento dos motoristas
Empresas que não contam com um sistema de gestão de entregas também encontram a dificuldade de não conseguirem planejar o pagamento dos motoristas. Afinal, precisam esperar que eles retornem para só depois saberem quais entregas foram feitas.
Já através dos dados fornecidos pelo sistema, esse planejamento pode ser realizado de forma muito mais prática. Isso permite um maior controle financeiro por parte da empresa, o que é fundamental para manter o fluxo de caixa organizado.
Dificuldade para cumprir janelas de entrega
Muitos clientes, especialmente comércios, possuem janela de entrega, ou seja, há alguém disponível para receber os pedidos apenas em horários específicos. Sem um controle, fazer as entregas respeitando esses horários se torna um tanto quanto complicado.
Ao contar com um sistema, esses dados ficam visíveis aos motoristas, permitindo que consigam ir a cada endereço dentro dos horários combinados previamente com o cliente.
Conheça a solução Comprovei para gestão de entregas!
Esses são apenas alguns dos principais problemas que podem ser evitados através da implantação de um sistema de gestão de entregas. São muitos os benefícios que uma empresa pode ter ao contar com uma solução como o sistema Comprovei.
Nosso slogan é “realize entregas incríveis!” exatamente pelo fato de o nosso sistema contribuir para mais qualidade no processo logístico. Assim, com mais controle sobre cada etapa do transporte, as chances de o cliente ficar satisfeito aumentam significativamente!
Hoje, com a grande competitividade do mercado, todos os detalhes do processo de compra são considerados pelos clientes. Se o atendimento for bom, mas a entrega chegar em atraso, a insatisfação por parte deles é praticamente certa.
Por isso, é importante garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, do atendimento à entrega, pois assim se tem mais garantias de que a fidelização irá acontecer.
Este artigo foi escrito por Equipe Comprovei
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