As vendas online já fazem parte do hábito do consumidor moderno, e com as facilidades apresentadas pelas redes sociais, principalmente a plataforma do Instagram Shopping, essa tendência está em franca expansão.
A ideia principal é proporcionar uma aproximação com os clientes, de forma natural e orgânica, utilizando ferramentas e estratégias que auxiliam os empreendimentos associados ao e-commerce.
Quando bem trabalhado, seja no Instagram ou em outras redes sociais disponíveis, é possível divulgar as empresas, colocando em destaque marcas de interesse do público, novidades em relação aos produtos oferecidos e demonstrar de maneira prática os serviços disponíveis.
Vale destacar, ainda, que o alcance de público é muito abrangente e, em muitos casos, fica mais fácil trabalhar a segmentação, utilizando os dados fornecidos pelos próprios usuários e ferramentas disponíveis nessas plataformas.
Estar presente nas mídias sociais aproxima as empresas da realidade do consumidor, que está sempre à procura por uma novidade, e possibilita uma relação mais humanizada e internalizada.
Isso porque, ações como criar um relacionamento e manter o contato com o cliente é uma maneira de conquistar para si mais uma pessoa que possa divulgar a marca e tudo que está envolvido, tornando o público um divulgador/embaixador da marca - além de possibilitar o alcance a públicos mais diversos.
Além disso, a plataforma também pode ser tratada como um canal de atendimento, em que há mensageiros diretas que podem ajudar na apresentação de soluções para problemas.
Já de forma mais direcionada, as facilidades de comunicação apresentadas pelo Instagram, propriamente dito, está na divulgação de imagens e vídeos, bem como materiais informativos mais dinâmicos, pois essa é a proposta central dessa rede social.
Além disso, é possível já apresentar preços ou o direcionamento às lojas por meio da ferramenta de shopping, que atua de forma semelhante a uma vitrine, otimizando o processo de compra do usuário.
Contudo, o aplicativo proporciona outras formas de comunicação, como textos pontuais e vídeos curtos, e que devem ser exploradas ao máximo dentro de uma campanha de marketing.
Potencial para se comunicar em larga escala
O alcance das redes sociais é algo que pode ser mensurado utilizando as ferramentas propícias, disponíveis na própria rede mundial de computadores.
Quando se faz o planejamento de Marketing de uma empresa, esse alcance deve ser levado em consideração por diversos motivos.
A ideia principal dentro do Instagram é oferecer aos seguidores algo realmente relevante, e que tenha certa originalidade, em que a criatividade deve estar presente em todos os sentidos.
O impacto que a mensagem proporciona pode resultar em uma interação com números expressivos, refletindo em outras plataformas digitais, como blogs, sites e canais de conteúdo de vídeo.
Portanto, a imagem utilizada dentro do Instagram precisa estar alinhada com o público-alvo a ser atingido e os objetivos da marca. Pense que a estratégia age como utilizar um cartaz de um filme de sucesso e associar aos produtos disponíveis na loja virtual.
Do mesmo modo, é possível escolher um personagem que tem apelo emocional e trabalhar os sentidos do consumidor, transformando de fato em um agregador de conteúdo por meio de uma imagem que está estabelecida na mente dos clientes.
O marketing deve ser, ainda, coerente com a visão e os valores da empresa e do próprio público-alvo.
Vale lembrar que o Instagram permite vídeos curtos, e isso pode ser empregado dentro do planejamento para valorizar o lançamento de um produto ou reforço da marca, como a apresentação da loja ou mesmo uma shopping live.
Mesmo com a informalidade proposta pelas redes sociais, é preciso se comunicar, em poucas palavras e com qualidade, se adequando ao discurso dos usuários que pertencem à persona ideal, mesmo que nessa rede social o foco seja a imagem.
Por isso, é preciso ter cuidado com o linguajar muito técnico ou rebuscado, bem como o excesso de gírias para determinados nichos. Isso pode afugentar os clientes que buscam um momento de descontração e esperam encontrar diversão e lazer, ou aqueles que buscam algo mais informativo e sério.
Estratégias de conteúdo e aplicação de imagens
Quando a filosofia de uma empresa é clara dentro das redes sociais, é possível até mesmo trabalhar com situações que podem ser positivas, transformando em algo que pode viralizar e resultar em mais leads para a loja virtual, bem como criar uma personalidade clara para a marca.
Assim, é possível empregar o Inbound Marketing no conjunto de estratégias para as redes sociais, tendo como ponto de partida o Instagram.
Essa estratégia permite aplicar as 4 etapas que estão relacionadas a captação de leads: que são:
Atração;
Conversão;
Conclusão;
Encantamento.
Na primeira etapa é preciso que os usuários notem que a empresa existe. Entre os sites corporativos, os blogs e a prática de SEO (Search Engine Optimization), estão as redes sociais.
O Instagram pode fazer um trabalho de teaser de uma campanha, apontando para direções que o internauta pode seguir.
Assim, com a chegada da fase seguinte, a conversão, o usuário pode se tornar lead, ou seja, demonstra interesse na marca e tudo que ela tem a oferecer.
Posteriormente, é preciso fazer a conclusão de toda a jornada de compra, transformando o lead em cliente fidelizado, com a compra devidamente concluída.
Contudo, é no encantamento que o ciclo se fecha, pois é preciso que esse cliente vá para as redes sociais, principalmente o Instagram, para compartilhar a experiência de compra, e passe a “defender” a marca e sua vivência com ela, atraindo novos leads.
Exploração de rede social com a mídia proposta
A interação entre empresas e clientes deve ser explorada ao máximo, motivando os usuários a compartilharem as postagens para ampliar o alcance, por vezes além dos limites do público-alvo, pois pode haver outras pessoas interessadas fora da bolha.
Por isso é preciso manter os internautas interessados em saber o que a empresa tem a dizer, introduzindo de maneira orgânica os produtos e serviços que têm a oferecer.
Dessa maneira, é possível reforçar o Marketing de Conteúdo de maneira natural, com artigos, textos, podcasts e vídeos, entre outras ferramentas de comunicação que são de alcance público.
Dependendo da pauta em alta nas redes sociais, o que pode ser acompanhado por meio de ferramentas próprias que essas plataformas oferecem, é possível criar conteúdos interessantes e que podem ser compartilhados em larga escala.
O compartilhamento de informações dentro das redes sociais é constante, mantendo em alta atividade as interações entre público e empresa.
A viralização de conteúdo ocorre quando os materiais disponíveis pelas empresas entendem o que o consumidor quer saber, ou precisa ouvir.
Um posicionamento devidamente estruturado e com argumentação válida pode ser fundamental para a identificação com seu público e interações com qualidade.
A empresa pode ser esse interlocutor e demonstrar representatividade junto a uma comunidade específica, mas angariar muitos admiradores, que se transformam em leads.
Tudo isso desde que as palavras e atitudes sejam o que realmente pensa a empresa, pela visão e os valores defendidos desde a fundação.
Direcionamento entre redes sociais funciona
As palavras tem poder, e isso é muito bem utilizado quando se trata de uma rede social.
Sendo assim, é preciso intercalar a presença de uma marca entre as redes sociais que estão presentes na realidade virtual proporcionada pela internet.
Centrada na comunicação em palavras, mas que podem render bons frutos para as empresas, é possível associar postagens no Twitter Ads e reforçar a divulgação com imagens direcionadas para o Instagram.
Dessa forma fica mais fácil estabelecer uma abertura de canal de comunicação entre dois públicos distintos, mas que possuem um mesmo interesse.
Utilize as ferramentas que o Instagram oferece
Todas essas ações mantêm os usuários ativos no perfil da loja, e os atraem para o processo de compra e relação.
Com isso, oferecer formas práticas de se inserir no funil de compra, e até mesmo adquirir um produto por meio da rede é uma facilidade fundamental na experiência do usuário.
O Instagram Shopping, por exemplo, proporciona diversas facilidades aos empreendedores que atuam no mercado virtual.
Afinal, com ele, é possível aplicar links em que os produtos ganham destaque, com imagens claras da oferta, com o valor exposto e acesso imediato para compra.
O story pode ser empregado para demonstrar os bastidores das lojas virtuais, ou como os produtos são embalados com cuidado e despachados em tempo hábil, marcando o produto disponível naquela imagem.
Isso facilita o processo de venda para os usuários que se interessaram pelo produto, visto que não precisam sair da plataforma para avaliar/comprar o produto, sendo direcionados pelo próprio story para o market do Instagram.
O próprio shopping pode ser disponibilizado no perfil, e os usuários usam essa parte do acesso para verificar as descrições do produto de forma mais completa, o que também contribui no momento de criar campanhas.
Além disso, um guia de materiais pode ser criado. O guia é uma ferramenta que permite que o usuário tenha acesso a um conteúdo mais completo, que se aproxima de um texto produzido para o blog.
Considerações finais
Fato é que os consumidores estão na internet, e isso é muito bom para quem acredita que o empreendedorismo digital é uma solução eficiente para abrir novos caminhos para os negócios comerciais.
A presença em uma rede social baseada em imagens pede uma profissionalização dos conteúdos, portanto, não deixe de contratar um fotógrafo que entenda o produto oferecido e o valor da marca, assim como o público que precisa atingir.
É possível acompanhar o desenvolvimento da página corporativa, não só por meio dos cliques de curtidas, mas com a apresentação de um relatório completo sobre as atividades relacionadas a cada postagem.
Portanto, é importante estar por dentro dos algoritmos utilizados pelas redes sociais, assim como os assuntos que estão em alta e promovem a divulgação em massa se as ferramentas forem aplicadas no momento certo e da forma correta.
Entender a frequência que o público-alvo está online e manter um ritmo de postagem ao longo da semana também ajuda a destacar a página no Instagram e integrar às outras redes sociais, sites corporativos e lojas virtuais.
Por fim, encontrar um equilíbrio para que o internauta não fique irritado com postagens sem sentido, mas também uma maneira que a marca não caia no esquecimento é fundamental.
Pode ser difícil no início, mas há métodos que podem ser aplicados na construção da página, e na solidificação da marca junto ao mercado consumidor, desenvolvendo a imagem da marca e, consequentemente, seu sucesso.
Este artigo foi escrito por Ideal Marketing
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