quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Black Friday 2021: não cometa estes 8 erros no seu e-commerce

 


É hora de se preparar para a Black Friday 2021, que acontece no dia 26 de novembro. Você já começou a estruturar as promoções e a tecnologia do seu site? Se já está nesse pé, ou se ainda nem começou a se organizar, este conteúdo é imperdível!

Confira aqui 8 erros que muitos empreendedores virtuais cometem na ocasião e que, hoje, você vai aprender a evitar! Vamos lá?

Mas, primeiro, o que esperar da BF 2021?

Recordes de vendas vêm por aí - assim como ano após ano a ocasião se supera. Em 2021, 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções na data, o número é da “Pesquisa Black Friday 2021”, sondagem anual da área de Pesquisa e Audiência do UOL para Marcas, em parceria com a MindMiners.

Em relação ao pontos-chave para decisão de compra, em uma escala de 1 a 5, estão:

  • boa experiência de compra (4,4);
  • meio ambiente (4,3);
  • oferta de diferentes métodos de pagamento (4,1);
  • e maior qualidade, mesmo que por um preço mais elevado (3,9).

Fonte: pesquisa da Behup “Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo”.

Sabendo o que será prioridade para o cliente na Black Friday 2021, confira agora os pontos de atenção que, muitas vezes, são esquecidos pelos empreendedores virtuais.

1. Não preparar sua tecnologia para a ocasião

Você sabia que, durante a Black Friday, o tráfego nos sites pode ser até 6 vezes maior do que em dias comuns?

Os principais picos de acesso durante a ocasião são observados:

  • à meia-noite;
  • na hora do almoço;
  • e no fim de tarde.

Pensando nisso, tenha atenção especial à estabilidade do seu meio de pagamento e do seu site como um todo.

Uma boa sugestão é contratar uma CDN (Content Delivery Network) para o período, que é uma rede que distribui geograficamente o conteúdo, melhorando o desempenho e a segurança do seu site.

2. Não investir em segurança

Aliada à estabilidade, a segurança é ponto-chave em qualquer e-commerce, principalmente na Black Friday. O chargeback é uma preocupação constante no ambiente virtual, mas, nessa data é uma questão que se intensifica. Em 2020, 1,36% das vendas feitas na ocasião foram tentativas de fraude (dados: Konduto).

Então, contar com um sistema antifraude é a solução para esse problema, garantindo segurança para os consumidores e para o seu negócio, ao evitar que compras fraudulentas sejam efetivadas.

3. Deixar a desejar na experiência do usuário

É claro que a sua loja deve ter um design bonito e um layout agradável. Mas a permanência do usuário e a conversão em vendas vão muito além disso - dependem da experiência de compra proporcionada ao cliente.

Por isso, busque criar uma navegação intuitiva dentro do site. Para isso, invista nos dois seguintes pontos:

Categorização

Os produtos devem ser divididos em categorias para melhorar a hierarquia das informações. Além disso, a velocidade do site deve ser rápida e o layout mais clean.

Responsividade


O conceito de mobile friendly deve ser levado a sério e já é indispensável para os lojistas que querem vender online. Afinal, cerca de 91% dos brasileiros já fazem compras pelo celular (dados: Opinion Box). Por isso, invista numa experiência de navegação voltada para atender seus clientes no smartphone, no chamado m-commerce.

4. Não fazer uma precificação adequada

Como explicado no início do artigo, os consumidores estão mais dispostos a pagar um preço mais alto na ocasião, desde que isso se reflita em uma melhor qualidade dos produtos. Ainda assim, o valor dos produtos é um dos principais fatores de decisão de compra no e-commerce - afinal, estamos falando da época mais promocional do ano!

Além disso, a possibilidade de comparação dos valores é muito rápida, e dificilmente o lojista conseguirá um bom desempenho caso tenha um preço incompatível com o da concorrência.

De acordo com a pesquisa do UOL e da MindMiners, 92% brasileiros pesquisam os preços de serviços e produtos antes de fazer compras na data. A antecedência dessa busca pode ser de dois meses ou mais em 57% dos casos, ou um mês para 21% dos consumidores.

Para baixar os preços sem comprometer sua lucratividade, negocie com fornecedores e faça uma projeção de vendas, com base nos anos anteriores, para entender a margem de desconto que você pode oferecer.

Black FRAUDE jamais!

Atenção! Nunca tente trapacear aumentando os preços antes de reduzi-los. Essa é uma prática que prejudica a imagem da empresa, além de contribuir para que muitos consumidores não acreditem nos descontos promovidos pela temporada.

5. Estoque mal administrado

Para garantir que nenhum produto falte durante a alta demanda, invista em uma projeção de vendas, reunindo as informações sobre quanto vendeu na data em anos anteriores e quais produtos tiveram mais saída.

Integre os estoques caso tenha operação física

Se você também mantém uma loja física, busque manter um estoque único. Verifique se a sua plataforma de e-commerce possui integração com seu sistema de ERP. Dessa forma, qualquer alteração em seus estoques será adicionada ao sistema instantaneamente, evitando qualquer mal-estar, então, caso o cliente queira comprar online ou offline, o produto já terá sua disponibilidade atualizada em tempo real.

6. Demora na entrega

Quando um consumidor opta por comprar online na Black Friday, ele deseja receber seu produto em perfeitas condições e o quanto antes - sem atrasos demasiados. Isso se deve principalmente pela data, muitas vezes, ser uma antecipação dos presentes de Natal.

Tenha cuidado na escolha dos seus parceiros, opte por contar com mais de uma empresa de logística e invista no frete reduzido e, até mesmo, grátis, já que esses são grandes atrativos.

7. Deixar a desejar no atendimento ao consumidor

Comentários não respondidos em redes sociais, política de trocas confusas e chamadas não atendidas podem frustrar os consumidores, tornando-os detratores da sua marca.

A Black Friday pode atrair muita gente que ainda não conhece bem sua loja, e várias dúvidas podem surgir.

É essencial ter uma boa equipe de suporte, seja na loja física, em chat, respondendo a e-mails ou atendendo o telefone, para que essas dúvidas não impeçam a compra de ser concluída.

8. Não disponibilizar as formas de pagamento que o cliente deseja

É decepcionante para um consumidor, em plena Black Friday, encontrar o produto desejado, por um bom preço, mas ter que abandonar a compra porque as formas de pagamento não o atendem.

Em 2021, a oferta de diferentes métodos de pagamento estará entre os principais critérios para o cliente fechar um negócio. De acordo com a pesquisa “Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo”, numa escala de 1 a 5, o quesito ganha uma nota 4,1.  

Por isso, é indispensável ter integrado no seu site um meio de pagamento completo, seguro e que ofereça as melhores e mais populares soluções de pagamento. Nesse sentido, cartão de crédito à vista e parcelado, boleto bancário e Pix são indispensáveis!  

Se você está procurando por um meio de pagamento digital para uma Black Friday 2021 seguro e estável, conte com o Pagar.me - tecnologia parceira do Fastcommerce.

O Pagar.me é uma empresa do grupo Stone Co. que conta com soluções de pagamento digital para transações financeiras via cartão, boleto e Pix com segurança, praticidade, um atendimento 100% humano, além de funcionalidades voltadas para incrementar as suas taxas de conversão. Conheça o Pagar.me!

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, meio de pagamento digital parceiro do Fastcommerce que garante segurança e praticidade para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer. 

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