quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Boas práticas para evitar o chargeback

 


Para que qualquer tipo de comércio funcione bem, um dos principais pontos que devem ser avaliados já nas primeiras ações é a segurança da operação. No ambiente de e-commerce não é diferente, assim como em lojas físicas, a prevenção contra golpistas é essencial para o lojista não sofrer prejuízo financeiro.


O principal golpe aplicado no e-commerce é o chargeback, e consiste na compra feita por cartão de crédito, de maneira, aparentemente, normal. Mas, após receber o produto, o “cliente” mal intencionado solicita o cancelamento da cobrança diretamente na operadora do cartão.

Apesar disso, também pode acontecer o chargeback sem má intenção, onde o cliente ao se arrepender da compra ou ter qualquer tipo de problema em relação ao produto, solicita o reembolso diretamente na administradora do cartão sem contactar o lojista, tornando tudo mais moroso. 

Na maior parte dos casos, por se tratar de má intenção, a loja virtual não consegue recuperar o produto e, além de não ganhar em uma venda, fica com o prejuízo do  produto, dos custos de frete e operacionais.

Como evitar o chargeback?

A prática do chargeback é muito comum, e com a maior especialização dos e-commerces nas ações de prevenção, os golpistas têm inovado nas abordagens, executando de formas cada vez mais elaboradas nos e-commerces menos atentos. 

Para evitar que isso aconteça com sua empresa, listamos abaixo algumas boas práticas que dificultam a aplicação deste artifício e resultam em mais segurança para o  seu comércio eletrônico.

Invista no pós venda

É improvável que cem por cento das compras realizadas no seu e-commerce aconteçam sem imprevistos. Cor, tamanho, descrições e qualidade, são exemplos de fatores que podem fazer o cliente desistir da compra após o recebimento.

Para evitar que o cliente solicite o chargeback por estar insatisfeito, tenha alinhado com sua equipe de pós venda os principais fatores que colaboram para o desacordo, e definam um plano de contingência para evitar o chargeback.

Ainda que a venda seja desfeita, o processo de devolução do produto e reembolso diretamente pela loja é sempre menos moroso que o processo de chargeback. Além disso, seu cliente não se sentirá lesado e sua loja continuará bem vista por ele.

Tenha descrições detalhadas de cada produto

A descrição é o local onde o cliente busca todas as informações importantes para tomar a decisão de compra. Disponibilizar todas as informações de maneira clara e objetiva evita que o cliente compre o produto diferente do que espera e, consequentemente, solicite a devolução.

Para evitar isso, é importante que o campo de descrição de cada produto não seja simplesmente copiado do site do fabricante ou do concorrente, e sim, elaborado de forma a explicar dimensões e aplicações pertinentes.

Pense na melhor soft description

É provável que você já tenha aberto a fatura do seu cartão de crédito e achado estranha a descrição de alguma compra feita. 

A soft description é a forma que sua empresa aparece na mensagem de confirmação ou fatura de cartão de crédito do cliente. Ela é uma descrição limitada em caracteres, mas precisa ser bem feita, para facilitar a identificação da compra realizada.

Invista em prevenção ativa

A melhor forma de controlar as transações financeiras que acontecem no ambiente do e-commerce é através de um intermediador de pagamento. Além das vantagens administrativas, que facilitam a gestão do negócio, ele concentra maior variedade de opções de pagamento e o principal: segurança.

Antifraude

A vantagem central de um bom intermediador de pagamento é o mecanismo antifraude, que monitora todas as transações realizadas e, através de um algoritmo, avalia e reprova operações fraudulentas.

Além do monitoramento constante do antifraude a fim de evitar golpes, uma boa plataforma de intermediação de pagamento possui uma garantia em forma de seguro para os lojistas que, mesmo com o antifraude, acabam sendo  vítimas desses golpes, não acabem tendo um prejuízo financeiro.

Conclusão

As boas práticas de configuração, atendimento e descrições no e-commerce são essenciais para evitar o chargeback do cliente que apenas quer devolver o produto por algum tipo de insatisfação.

Na hora de escolher a plataforma que fará a intermediação de pagamento, é importante se atentar à empresa que oferece um serviço seguro e consolidado no mercado. O bom intermediador de pagamento evita fraudes e garante as transações através de um seguro.

O bom funcionamento do e-commerce depende, também, da segurança.

Escrito por Equipe Yapay

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com