quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O papel do ERP na gestão do e-commerce

 


O ERP é uma ferramenta importante na gestão dos negócios. Com ela, as informações ficam centralizadas para que sejam tomadas as melhores decisões relacionadas à empresa. Para quem tem um e-commerce, o ERP se torna aliado nas tarefas diárias, pois ajuda na organização dos anúncios, pedidos de venda, notas fiscais, controle de estoques, entre outras funcionalidades.

Neste conteúdo, entenda diversos recursos que estão disponíveis em um ERP e como eles tornam a rotina mais leve e com menores chances de erros.

Recursos de um ERP para seu e-commerce

Existe uma série de ERPs disponíveis no mercado. Alguns contam com funções específicas para contabilidade, outros para estoque e também há os especialistas em e-commerce. Os recursos oferecidos por cada sistema mudam, portanto é preciso analisar bem cada um deles antes de realizar uma contratação.

Quando falamos de ERP para e-commerce, diversas funções são necessárias para que a rotina das vendas seja otimizada. Vamos conhecer algumas:

Integrações

Integrar sistemas significa conectá-los, com a ideia de facilitar a troca de informações. O ERP se integra com plataformas de e-commerce, marketplaces, gateways de pagamento e logísticos e outras soluções disponíveis para uma gestão mais completa e eficiente.

Essa conexão centraliza as informações da empresa, otimizando o dia a dia. Ao conectar uma plataforma, por exemplo, fica fácil anunciar produtos e receber os pedidos feitos pelos clientes. Em poucos passos, a empresa processa as vendas e envia os produtos para que sejam entregues dentro do prazo combinado.

Dessa forma, os usuários do ERP não precisam acessar diferentes sistemas para trabalhar, economizando tempo e evitando erros. 

Controle de estoques

O estoque é um assunto muito importante quando tratamos de e-commerce. Já imaginou vender um produto em sua loja virtual e não ter disponível em estoque para envio imediato? Neste caso, a experiência do cliente com a compra pode ser comprometida e fazer com que ele não volte a fechar negócio com você. 

O ERP tem papel fundamental no controle de estoque, pois ele mantém as quantidades atualizadas conforme as movimentações, sejam elas de compra ou venda. Quando um produto for comprado pela empresa e registrado no ERP, as quantidades disponíveis para venda na loja própria e nos marketplaces são atualizadas devido a integração.

O mesmo acontece quando um produto for vendido. A loja processa o pedido, o ERP realiza a baixa de estoque e os canais de venda recebem a informação das novas quantidades.

Com essa ajuda, é mais fácil ter controle sobre o que está sendo vendido. Ainda, ter estoques sempre atualizados faz com que as compras sejam mais assertivas, evitando quantidades exageradas de estoque ou a falta de produtos para venda.

Envio correto dos pedidos

Com os pedidos processados, é hora de separar as mercadorias para que sejam enviadas aos clientes. Mas todo cuidado é necessário para que os produtos sejam corretamente separados. O cliente que compra online não escolheu os produtos pessoalmente, mas ele espera receber exatamente o item comprado. Se ele comprou uma camiseta e recebeu em sua casa uma bola de futebol, sua experiência com a compra será comprometida. 

O ERP também ajuda o vendedor nesta etapa da jornada. Através de módulos específicos para separação e embalagem de produtos, o usuário pode imprimir listas de separação ou então utilizar um leitor de código de barras para conferência. Assim, é possível verificar se todos os itens comprados e ter certeza que será enviado o produto certo a cada cliente. 

Emissão de notas fiscais

A emissão das notas fiscais é importante, pois garante mais segurança ao cliente. Caso ele precise acionar a garantia ou trocar o produto, o documento é essencial. Além disso, não emitir notas pode gerar problemas fiscais que prejudicam o negócio. 

No dia a dia de um e-commerce, emitir notas fiscais é uma das tarefas que mais demanda tempo. Isso se a empresa não utilizar um ERP, que torna essa rotina mais prática e rápida.

No ERP, o usuário configura um certificado digital e as configurações referentes aos impostos para que possa emitir as notas fiscais em poucos cliques. Devido à integração com os canais de venda, o faturamento dos pedidos é facilitado, visto que as informações sobre o cliente e o produto comprado são importados para o ERP. A partir disso, basta gerar as notas e emitir.

Ainda, o sistema consegue enviar os dados das notas fiscais para plataformas e marketplaces, assim o cliente fica sabendo quando a nota fiscal foi emitida, podendo acompanhar o andamento do seu pedido.

Conheça o Tiny ERP

O Tiny é um ERP especializado em gestão de e-commerce. Com ele, você organiza seu dia e otimiza processos nas vendas online. São diversos os recursos disponíveis para cada integração de plataforma ou marketplace, além de oferecer controle de estoques, emissão de notas fiscais e um módulo completo para separação e embalagem. Se faz sentido para o seu negócio, crie sua conta e experimente grátis por 30 dias

Este artigo foi escrito por Daniela Borsoi da Equipe Tiny ERP

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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