quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Produtos deixados no carrinho: Como recuperar essas vendas?

 


Os negócios na área de vendas vivem diariamente o desafio de conquistar novos clientes, bem como reverter potenciais clientes e fidelizar a base já existente, reativando-os e realizando vendas. Inclusive, uma questão presente nas lojas online e que demanda uma ação rápida e efetiva é a de produtos deixados no carrinho, ou seja, o abandono das compras, independentemente de qual seja o motivo disso.

Por que as pessoas abandonam as compras?

Até concluir a compra, os indivíduos passam por vários estágios, o chamado funil de vendas no universo do marketing.

Seja na loja física ou online, os consumidores podem abandonar os produtos por indecisão, ou seja, quando não há certeza se deve ou não adquirir os produtos e serviços de uma determinada empresa.

Do mesmo modo, principalmente no meio online, pode haver o desejo de pesquisar em outros locais, processos de check-out longos, ou mesmo interrupções que façam os clientes esquecerem de finalizar o processo de compra são fatores que podem interferir na conversão.

Muitas vezes o processo de escolha dos itens é iniciado por impulso, e ao chegar no momento de finalizar a compra, a pessoa passa a ficar em dúvida e abandona os produtos - questionando a conclusão da compra, o que demanda uma ação ágil do empreendedor e a criação de ações específicas, como um funil que agregue mais confiança.

Neste sentido, os empreendedores podem precisar de ajuda com esta questão, criando ações mais efetivas para toda a comunicação com os potenciais clientes, mas também com os processos de abertura de uma empresa que podem ser complexos. 

Isto posto, os serviços de uma consultoria para abrir empresa, por exemplo, pode ser muito interessante para ter todos os documentos organizados e conhecer mais algumas questões burocráticas deste universo, bem como criando um relatório que contribui para as comunicações e campanhas de publicidade com o público.

Motivos que geram o abandono dos produtos no carrinho

Como pode ser percebido, existem vários fatores que precisam ser considerados em um negócio e, mais ainda, causas que precisam ser levadas em consideração, visto que podem levar as pessoas a abandonarem as mercadorias.

Figuram entre os principais motivos que podem levar à desistência de um produto:
  • Entregas demoradas;
  • Preço do frete acima do esperado;
  • Problemas de navegabilidade no site;
  • Distração e indecisão do consumidor;
  • Problemas técnicos durante a finalização da compra;
  • Métodos de pagamento não flexíveis;
  • Insegurança ou desconfiança com a loja;
  • Comparação de preços;
  • Necessidade de longos cadastros;
  • Checkout muito complexo e longo.
Estes são alguns dos principais motivos que levam os consumidores a não concluírem uma compra, deixando o carrinho abandonado,  mas muitas outras circunstâncias podem ocorrer e interferir na conclusão da compra.

Estratégias que podem ajudar a recuperar as vendas

Utilizar algumas técnicas que ajudam a aumentar a confiança dos clientes e motivá-los a comprar pode ser o caminho, reduzindo os riscos de abandono. 

Assim, apostar em algumas estratégias pode ser uma boa maneira de chamar a atenção, sendo que as principais ações são:

    1. Coloque as informações de forma visível

Durante a jornada de compra, há algumas informações essenciais que os clientes precisam ter para serem “convencidos” a efetivar a compra, bem como gostam de ver. São elas:
  • Valor do produto;
  • Formas de pagamentos e parcelamento;
  • Frete cobrado e opções de entrega;
  • Prazo de entrega;
  • Valor total de compra (considerando frete);
  • Resumo dos itens adquiridos.
Deixar esses dados visíveis é uma maneira de diminuir os índices de abandono de compras no e-commerce e reforçar o pedido que está sendo realizado, bem como os benefícios propostos.

    2. Possibilite o frete grátis

O frete é um detalhe que pode decidir a venda, sendo um fator de peso na compra do cliente. 

Para reduzir o abandono de compras, os empreendedores podem oferecer frete grátis para atingir os clientes que alcançam um determinado valor ou número de itens colocados no carrinho.

    3. Crie a opção de cadastro simplificado

Facilitar o cadastro no momento da compra é uma técnica muito importante que ajuda a reduzir os abandonos de carrinhos. 

Uma maneira de facilitar para ambas as partes, é solicitar apenas os dados realmente necessários para a venda, otimizando o tempo. Posteriormente, o cadastramento completo na loja pode ser feito para obter outros benefícios, não interferindo na venda.

A opção de login social, ou seja, que pode ser feito com as redes sociais e em um clique (quando já há o cadastro) pode ser uma excelente maneira de tornar o processo de compra do cliente mais simples. 

Outra estratégia interessante é usar um sistema de vendas por whatsapp, no qual é possível direcionar a conversa de forma mais otimizada e humanizada para a coleta de informações.

Considerando que os clientes estão sempre conectados em várias redes, as vendas no Whatsapp podem render bons lucros, facilidade no processo, além de possibilitar um canal de comunicação mais direto para próximos contatos e vendas.

    4. Tenha diversos canais de atendimento

Um atendimento de qualidade é algo que deve ser feito em todas as etapas da jornada de compra e também no pós-venda. 

Sendo assim, criar vários canais para facilitar a comunicação com os clientes pode ser um diferencial que ajuda nas vendas.

O atendimento pode ser feito via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), pelas redes sociais, Whatsapp, ter um chatbot no site, entre outras opções.

    5. Faça campanhas de remarketing

O remarketing é uma ferramenta que faz a identificação das pessoas que já visitaram o site,  interagiram com a marca, iniciaram ou já compraram com a loja - conforme o filtro estabelecido. 

Isto posto, criar anúncios sobre a sua empresa ou marca após a visitação no site é o modo de gerar interesse o lead a respeito dos seus produtos e lembrá-lo, por exemplo, de finalizar a compra.

Profissionais que possuem um salão de beleza, por exemplo, precisam sempre fazer reposição de produtos que são utilizados no dia a dia. 

Sendo assim, ter um fornecedor de produtos para salão de beleza que tenham mercadorias de qualidade é o modo de oferecer sempre o melhor ao cliente.

Neste caso, toda a cadeia pode ser fortalecida com ações de remarketing, visto que o fornecedor precisa manter o relacionamento próximo para o retorno do cabeleireiro.

Do mesmo modo, o cabeleireiro pode reativar os clientes por meio de e-mail e sms configurados por meio dessa ferramenta.

    6. Use o e-mail marketing

Muitas vezes o cliente se cadastra no site, mas não efetua a compra. Usar o e-mail marketing para trazer novas informações acerca dos produtos e para lembrá-lo sobre aquele que está no carrinho, como meias para ciclistas, é o modo de levar o cliente a comprar.

Oferecer descontos e cupons promocionais também são ações que possibilitam aumentar as vendas, oferecendo um benefício para contribuir na decisão.

Portanto, utilizar estratégias que ajudam a reduzir os índices de abandono dos produtos no carrinho é o modo de melhorar o faturamento por meio do aumento das vendas e ter mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com