quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Marketing de relacionamento | O que é? Como fazer?

É fato, uma empresa sem clientes não sobrevive!

O objetivo básico do Marketing de relacionamento é a construção e manutenção de uma base de clientes comprometidos e que sejam rentáveis para a empresa.

As ações primordiais do marketing de relacionamento são:

  • Atração de clientes
  • Retenção destes clientes
  • Ações de relacionamento
  • Transformação de clientes fiéis em fãs da empresa, defensores e propagadores dela.

O conjunto dessas ações de marketing de relacionamento não visa apenas aumentar as vendas de uma empresa, mas sim desenvolver uma relação contínua com seus clientes, de uma maneira personalizada, fazendo com que essas pessoas se tornem verdadeiros fãs do seu negócio.

Benefício de realizar o Marketing de relacionamento  

Quando uma empresa realiza um bom Marketing de relacionamento, o cliente não apenas compra frequentemente, como ele também indica o seu negócio e defende a sua marca para os conhecidos, nas redes sociais e em outras interações. Isso faz com que você consiga atrair novos clientes, sem ter que realizar ações específicas para isso.

Como aplicar o Marketing de relacionamento com o cliente?

Desenvolver e executar um plano de Marketing de relacionamento envolve diferentes áreas de uma empresa, sendo que não apenas o marketing e vendas são afetados pelas mudanças.

Inicialmente é necessário desenvolver uma cultura interna que valorize a fidelização de clientes. Fidelizar tem início no primeiro contato do lead com a empresa, ainda que ele ainda não esteja qualificado para comprar.

Tão importante quanto uma boa estratégia, é o uso de ferramentas adequadas, que ajudem a gerir melhor e a metrificar o relacionamento com seus clientes. Isso faz com que essas pessoas tenham sempre uma boa experiência ao ter contato com o seu negócio, diferenciando-o da concorrência.

Algumas ferramentas:

CRM - São sistemas focados no relacionamento com o cliente. Eles funcionam como um banco de dados com todas as informações relevantes sobre seus clientes e permitem automatizar as ações de relacionamento, inclusive separando os clientes e leads dentro do funil de vendas.

E-mail marketing - Crie campanhas de acordo com o perfil de cada cliente. Seja na oferta de conteúdos relevantes ou para contatos realizados, um bom Marketing de relacionamento com o cliente exige muita segmentação e personalização.

Programas de fidelidade - Os programas de fidelidade estão entre as estratégias de Marketing de relacionamento mais usadas. Trata-se de oferecer benefícios como: descontos, prêmios, ou até mesmo vantagens com parceiros da empresa, para que o cliente prefira a sua empresa ao invés de utilizar a concorrência.

Atendimento de qualidade - Se conquistar clientes é um desafio, mantê-los pode ser ainda mais difícil, e é nessa hora que o atendimento de qualidade faz a diferença. Afinal, conquistar a confiança e a lealdade do cliente é o principal objetivo do Marketing de relacionamento. Vale a pena investir em treinamentos para os funcionários e criar padrões de atendimento que sejam empáticos e humanizados.

Não deixe de acompanhar os resultados

A estratégia do Marketing de relacionamento é de longo prazo. Portanto, não devemos somente aplicá-la e deixá-la de lado. Pelo contrário, é necessário que se mantenha um monitoramento constante.

Assim como nas relações pessoais, o futuro de um bom relacionamento de marketing requer surpreender o outro, sempre!

Faça pesquisas de satisfação, converse com seu cliente, peça sugestões e, principalmente, dê condições para o negócio dele funcionar bem em função da solução que oferece a ele: ela precisa ser um sucesso para que seu negócio também seja.

Boas vendas! 

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.


 

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