quarta-feira, 29 de junho de 2022

Inovação do mercado: novas tendências de inbound marketing para E-commerces

 


O Inbound é uma técnica conhecida como marketing de atração e trabalha para atrair e converter os seus clientes. Esse tipo de estratégia pode ser utilizada em diversos segmentos, inclusive, no inbound marketing para E-commerces. 

Um e-commerce é um tipo de loja que realiza vendas virtualmente, permitindo que a empresa possa comercializar no ambiente online.

Para atrair o cliente até esse ambiente, a empresa precisa pensar em técnicas que variam desde a produção de um conteúdo interessante para o cliente, até estar presente em redes sociais e desenvolver um site. 

Assim, para aplicar o Inbound Marketing, também é necessário divulgar os conteúdos nos lugares certos, sempre tendo em mente quais canais seu público-alvo mais utiliza.

Dessa forma, neste artigo você compreenderá o que é o Inbound Marketing para comércio eletrônico, assim como verá algumas estratégias de marketing de atração, como a produção de conteúdo relevante para captar e converter clientes, aumentando as vendas. 

Conheça a jornada de compra

O primeiro passo quando falamos sobre o e-commerce e as técnicas de inbound marketing para uma empresa de brindes personalizados, ou quaisquer outros segmentos de atuação, é compreender as 4 etapas da jornada de compra. São elas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Identificação de solução;
  • Decisão de comprar em um determinado negócio. 

De forma muito prática, existem alguns clientes que já conseguem identificar de forma fácil o seu problema e buscam por soluções. 

Mas, outras pessoas ainda não conseguiram identificar que a sua pesquisa representa um problema, e estão na fase do aprendizado e descoberta. 

Assim, elas precisam acessar materiais que esclareçam o tema procurado, compreendendo que é algo que pode impactar sua rotina e que existem boas e diversas soluções para resolver essas dúvidas.

Por isso, o negócio precisa desenvolver conteúdos de valor, considerando cada uma dessas fases. Trazendo um exemplo para o nosso texto, podemos citar um escritório contábil que deseja atrair mais clientes, mas que não sabe por onde começar. 

Neste caso, pensar na produção de um conteúdo que seja direcionado para a descoberta de um tema, dicas, listas, ou mesmo manuais sobre o assunto, mostrando ao cliente um problema e diversos aspectos do tópico é uma excelente oportunidade de atração e para iniciar a conversão.

Em ciclos de vendas mais curtos, já é possível começar a propor soluções diversas, inclusive a partir dos seus serviços. 

Quando o cliente faz essa etapa de reconhecimento de um problema e começa a buscar por uma solução, significa dizer que ele pode encontrar em seu negócio a resposta e que já iniciou o processo de conversão.

Ao mesmo tempo, vale a pena produzir conteúdos segmentados para um público que já entende quais são seus problemas na área contábil, continuando o exemplo acima, e por isso, estão em busca de uma empresa qualificada para realizar o serviço. 

O funil de vendas do e-commerce

Compreendendo a jornada de compra, é fundamental saber o que é o funil de vendas e qual sua relação com o inbound marketing. 

Ambos os conceitos, jornada e funil, se relacionam e possibilitam um melhor direcionamento dos potenciais clientes para conclusão de uma compra. 

Por isso, é muito importante compreender ambos os termos para melhorar a atuação de empresas de serviços, como manutenção industrial, ou até mesmo do segmento de varejo, como a venda de veículos.

Por meio do funil de vendas, é possível compreender estratégias ligadas ao consumidor, do conhecimento da marca até o momento de finalizar a compra. Nessa etapa, existe o acompanhamento do contato com a solução, até o momento de fechar o negócio. 

Para isso, o funil de vendas possui três etapas principais de atração do cliente, que são: o topo do funil, meio do funil e fundo do funil. 

Explicando de forma clara, no topo do funil estão as pessoas que ainda não descobriram seu problema e estão na fase da descoberta. Essas pessoas ainda não utilizam os serviços da empresa e nem sabem que isso é importante. 

No meio do funil, a pessoa já entendeu que existe um problema e está em busca de uma solução. Ou seja, ela deixa de se tornar somente um visitante do site, para se tornar um cliente em potencial. 

Nessa etapa, o cliente pode ter preenchido uma landing page para baixar um e-book ou tem interesse em obter mais informações sobre a marca. 

Quando essa decisão avança, temos o Fundo do funil. Nessa fase, é possível avaliar um determinado produto ou serviço da sua empresa de projeto elétrico residencial, permitindo que o cliente possa escolher qual é o serviço que atende suas necessidades. 

Todo esse processo é feito com base em bastante planejamento, já que é fundamental desenvolver um conhecimento e estudo acerca do público-alvo, para conseguir identificar em que fase do funil o cliente está e poder atraí-lo da forma mais eficiente possível. 

Aqui, a produção considera o comportamento identificado na jornada de compra para estabelecer ações e materiais que façam o usuário evoluir dentro de padrões do funil.

Dicas de inbound para o e-commerce

Diante dessa introdução sobre a jornada de compra do consumidor e o funil de vendas, sabemos que o ambiente digital tem proporcionado ampla interação entre a empresa e o cliente. 

As pessoas entram em sites para realizar pesquisas sobre produtos e serviços, saber quais empresas possuem qualidade e em quem confiar. 

Dessa forma, se sua empresa deseja obter um bom crescimento no mercado, assim como um diferencial competitivo diante da concorrência, é fundamental aplicar as dicas que traremos a seguir para ganhar visibilidade.

Prospecção é diferente de apenas vender

A ideia de uma empresa não é somente realizar vendas! Pelo contrário, é se relacionar com o cliente, promover a visibilidade da marca e reforçar a autoridade e domínio do negócio diante da concorrência.

Dessa forma, prospectar seus clientes é uma forma de atração, ou seja, de ter um contato inicial e de realizar a nutrição dos clientes em potencial para sua marca de chaves de segurança, por exemplo, de modo a cativar esses usuários e estabelecer uma relação a longo prazo - o que pode ocasionar vendas.

Estude o seu mercado

Assim como conhecer o público-alvo é essencial para fazer um conteúdo com qualidade e de relevância, é fundamental que sua empresa faça um estudo de mercado.

Isso envolve estudar a concorrência, conhecer os seus pontos fracos, fortes, seu diferencial e traçar estratégias de melhoria. 

Afinal, uma estratégia no ambiente digital só tem a devida qualidade se houver um planejamento e um estudo do seu mercado e do seu posicionamento nele.

A segmentação é essencial e isso só é possível se você conhecer o público. 

Pense no seguinte caso: é mais comum que crianças realizem uma cirurgia de catarata preço ou que pessoas mais idosas necessitem desse atendimento? 

Ou seja, até mesmo o direcionamento de conteúdo deve ser diferente, considerando qual é a audiência que se deseja falar, afinal, se uma gestante precisa desse tratamento, suas preocupações também serão diferentes.

Peça indicações

É fundamental ter conhecimento, pedir indicações e conhecer as principais tendências do mercado.

Isso é importante para se posicionar frente a novos cenários e para criar alianças de valor, trabalhando em segmentos diferenciados e alcançando novos públicos.

Analise o histórico dos seus clientes

Como falamos acima, o conhecimento acerca do público-alvo é essencial e isso envolve o entendimento da empresa sobre aspectos como:

  • Idade;
  • Classe social;
  • Profissão;
  • Interesses e hobbies;
  • O que esperam da marca.

Esse conhecimento pode ser feito por meio de uma pesquisa de opinião, por exemplo. 

É importante que, após obter o contato com o cliente, sua empresa realize um histórico de compras, preferências (para oferecer novos produtos e conteúdos que sejam importantes), contatos, interesses e dores. 

Tenha alguém para fazer a prospecção

A equipe de marketing é essencial para criar a estratégia de forma mais efetiva e qualificada. 

Mas para que os contatos sejam otimizados, você precisa treinar sua equipe para fazer a prospecção, seja via redes sociais, por chatbot ou telefone, visando oferecer o melhor serviço para o cliente. 

Mantenha o contato

Muitas empresas acham que a jornada de compra do cliente finaliza quando a transação oferecida ocorre, como um cliente que realizou o aluguel de empilhadeira, comprou um eletrodoméstico, fez um financiamento, ou contratou um serviço por determinado período. 

Apesar disso ser importante, o inbound marketing acredita que a empresa deve investir em um relacionamento contínuo com o usuário. 

Até porque, é muito mais fácil conquistar alguém que já foi envolvido por sua marca, do que uma pessoa totalmente nova. Dessa forma, é possível manter contato:

  • Por meio do envio de mensagens;
  • Chamadas telefônicas;
  • Envio de email marketing;
  • Eventos e ações promocionais (com entrega de brindes).

Com essa atitude, seu cliente manterá o contato com sua marca, mesmo após um processo de compra, e poderá até indicar seus serviços para outras pessoas. 

Estabeleça metas

Nossa última dica diz respeito à importância de estabelecer metas em cada ação de marketing digital realizada, pois isso contribui para a mensuração de resultados, assim como para o acompanhamento do negócio e planejamento das futuras ações.

Pense no exemplo de um centro de usinagem que deseja aumentar o número de vendas de uma determinada peça. 

Para isso, é preciso estabelecer quantas dessas peças a empresa quer vender e em quanto tempo, identificando quais ações e conteúdos podem ser produzidos para auxiliar nesse processo.

A partir disso, consegue-se criar estratégias no ambiente digital e que trazem orientações sobre as diferentes peças, direcionando o usuário para outros materiais e, por fim, para uma página de vendas. Também é possível aliar ações nas redes sociais.

Assim, com as metas traçadas para cada evolução na jornada, é possível identificar quantos leads foram atraídos e quantos foram convertidos a clientes, efetivamente.

Somente dessa forma é possível identificar alguns pontos que necessitam de melhoria dentro da estratégia de marketing, assim como acompanhar a evolução dos clientes e o desenvolvimento da marca.

Assim, ao aplicar essas estratégias, é possível personalizar e melhorar os fluxos de marketing e os resultados do seu negócio com base nas especificidades do mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection.


Sobre o Autor

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