quarta-feira, 22 de junho de 2022

8 dicas de SEO para o seu negócio online

 


Se você planeja vender produtos ou serviços online, precisa garantir que as pessoas realmente possam encontrá-lo. Por isso as dicas de SEO (Search Engine Optimization) não podem ser ignoradas, dentro de um planejamento de marketing digital bem estruturado. 

Para melhor compreensão, é preciso destacar que o SEO é a forma de otimizar seu site e os conteúdos desenvolvidos em torno de palavras específicas, e assim obter uma classificação mais alta nos resultados em plataformas de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo. 

Embora se entenda que o SEO engloba aspectos técnicos, há também um lado criativo que deve ser observado em relação à experiência do usuário, e também da implementação do design de um site. 

Mesmo que se tenha uma loja virtual devidamente projetada, com os melhores produtos e preços acessíveis, as pessoas precisam encontrar esse site, principalmente quando fazem uma pesquisa online. 

Quanto mais alto se classificar nos resultados de busca, mais chances de aparecer nas primeiras posições, com taxa média de clique muito superior quando a classificação não é tão alta. 

Dessa forma, é preciso que as dicas de SEO sejam implementadas, para classificar mais alto nos resultados de pesquisa e, consequentemente, as pessoas têm mais probabilidade de encontrar a sua empresa. 

Consequentemente, quanto mais tráfego seu site recebe, maior a probabilidade de se fazer mais vendas. Sendo assim, siga as dicas a seguir para  melhorar o SEO do seu empreendimento o quanto antes. 

1. Escolha de palavras-chave para o funil de vendas

As palavras-chave são frases que as pessoas pesquisam nas plataformas de busca para encontrar materiais em determinado assunto.

Por isso, são termos nos quais você deve se concentrar para aparecer para os leads, segmentar seu material e ser avaliado/taggeado pelos algoritmos.

Ou seja, é preciso identificar os termos que os clientes em potencial, que procuram por produtos e serviços que sua empresa disponibiliza, usam para conseguir alcançá-los durante uma pesquisa. 

Você pode ter quantas palavras-chave quiser, mas é importante espalhar de forma coesa, que faça sentido e esteja dentro das finalidades da empresa e dos hábitos do consumidor. Assim, é essencial que realmente represente o nicho de atuação.

Se for o caso de uma empresa que presta serviço e consultoria em TI, a ideia é focar em palavras-chave que direcionam os usuários para o funil de vendas de maneira adequada, se relacionando aos termos e serviços oferecidos. 

Falar sobre assuntos que não fazem sentido tende a rebaixar a classificação dentro das plataformas de pesquisa, e até mesmo o banimento.

O objetivo, aqui, é informar a plataforma de pesquisa sobre o que trata cada página do seu site, para que possa aparecer em pesquisas relevantes. 

A dica aqui é não abranger diversas palavras-chave para cada página, mas segmentar entre um, ou até mesmo dois termos, para cada produto, página ou categoria, fortalecendo-o.

2. Bons títulos para as páginas de e-commerce

Na essência, uma tag de título de SEO bem otimizada ajuda os mecanismos de pesquisa, e também os leitores, a entenderem o valor exclusivo que uma página oferece. Por isso eles são importantes para classificar nas páginas de resultados.

Quando você passa a dominar as dicas de SEO, inclusive a construção de bons títulos para as páginas de e-commerce, aumentará a probabilidade de fazer com que os usuários cliquem em sua página. 

Quando se pesquisa sobre cintas de amarração, por exemplo, quem está pesquisando quer saber mais sobre o produto, e isso expande para o marketing de conteúdo, ajudando na implementação de palavras-chave a partir do título. 

O objetivo, portanto, é criar um título de página que seja atraente e descritivo, mostrando tudo o que sua página oferece. 

3. Estruture as heading tags

As heading tags, ou tags de cabeçalho, são elementos HTML usados para introduzir os títulos do conteúdo em uma página do seu e-commerce. 

Elas têm uma hierarquia que vai de H1 a H6 para definir 6 níveis de títulos. 

Assim, o H1 seria o título principal do documento, de onde partiriam todos os demais. Já o H6 seria o último, dentro de uma subcategorização do próprio conteúdo. Raramente é necessário ir além do H4, sendo que os principais intertítulos tendem a ser formatados como h2.

A inserção das palavras-chave nesses heads também ajuda na identificação dos motores de busca, por isso uma empresa que trabalha com ar condicionado instalação pode incluir, de forma orgânica, essas palavras-chave a partir do título, e entre os heading tags seguintes.

Além disso, as heading tags também ajudam, mesmo que de forma indireta, na classificação da página, pois melhoram a experiência do usuário, apresentando o conteúdo de maneira ordenada, e facilitam a identificação dos temas abordados no conteúdo, ou informações presentes nas páginas.

Assim, os usuários podem encontrar facilmente o que estão procurando, para que permaneçam na página por mais tempo, reduzindo, assim, a taxa de rejeição.

4. Faça boas meta descriptions

As meta descriptions, ou meta descrições, são o primeiro ponto de contato com os visitantes em potencial. 

Os usuários que estão pesquisando procuram uma listagem certa, e o trabalho da meta description é exatamente ajudar nesse processo. 

Caso ela seja atraente o suficiente, pode fazer com que o link clique e continue a pesquisa a partir do seu site. 

Por exemplo, para falar sobre o serviço que uma empresa de locação de impressoras oferece para o mercado consumidor, é possível resumir parte das finalidades em uma meta description bem elaborada, com palavras-chave inseridas naturalmente, para servir como “isca” para algoritmos e usuários. 

Quando as meta descriptions são atraentes e dignas para receber o clique, elas somam o SEO com o texto apresentado. Ou seja, elas melhoram a CTR (Click Through Rate) e levam os pesquisadores à sua página. 

5. Otimize as suas imagens

Os motores de busca não podem realmente enxergar uma imagem. Então, como eles identificam o que está em uma foto, uma figura, um infográfico? A resposta é simples: texto alternativo para otimização.

O texto alternativo, na prática, pode ser uma legenda inserida para cada imagem em seu site, determinando, por exemplo, o que uma empresa de alpinismo industrial produz e os elementos que compõem a imagem. 

Para otimizar a criação do texto alternativo, e torná-lo mais adequado, é preciso inserir a palavra-chave de destino, e ser o mais descritivo possível.

Essa segunda parte é a chave: seu objetivo deve ser descrever sua imagem de uma forma que alguém que não possa vê-la consiga entender sobre o que se trata e qual a mensagem passada.

Isso porque o texto alternativo também é usado por leitores de tela para “ler” imagens para pessoas com deficiência visual. Isso se chama inclusão digital, e abrange diferentes pessoas. Inclusive, isso também favorece o posicionamento.

Então, se você puder incluir uma palavra-chave de destino, melhor para a prática de SEO.

6. Desenvolva URLs amigáveis para a sua loja virtual

Em primeiro lugar, bons URLs fornecem uma experiência de usuário igualmente satisfatória, pois fornecem aos visitantes do site uma visualização do assunto da página. 

A dica é tentar manter os URLs curtos, concisos e descritivos. Então, se você vende envelope personalizados, por exemplo, é preciso evitar que o link descritivo seja um aglomerado de sinais, números e letras sem sentido.

É preciso simplificar o endereço e é fundamental que o texto represente o conteúdo que será apresentado.

Você também pode incluir palavras-chave nas URLs, quando isso é aplicável. Seu foco principal deve estar na experiência dos visitantes do site, inserindo o termo de forma natural e facilitando a identificação sobre o foco do material desde o princípio. 

7. Faça a descrição dos produtos

Cada página de produto deve ir além do que apenas preço, foto e título. Ela também deve apresentar uma descrição detalhada que faça a descrição dos produtos, vendendo de uma maneira que convença tanto os leads quanto os mecanismos de pesquisa. 

De início, é preciso pensar no tipo de informação que os clientes em potencial podem achar úteis. Dependendo dos produtos ou serviços, isso pode incluir:

  • Faixa etária;
  • Ingredientes;
  • Instruções de uso;
  • Medidas e proporções.

As empresas que trabalham com elevadores de cargas podem disponibilizar as estruturas que têm disponíveis, quais os modelos de caixotes e, por que não, até mesmo a história dos produtos, da empresa, e os clientes atendidos. 

A descrição dos produtos permite que, quando aplicável, as palavras-chave sejam incluídas conforme a página. 

Em vez de inseri-las quantas vezes puder, é preciso seguir a ordem natural, dentro do conteúdo que se está apresentando.

8. Faça linkagem interna

Links internos, ou seja, aqueles que interagem com outros conteúdos dentro do seu próprio site, são valiosos do ponto de vista de SEO.

Eles são uma ótima maneira de ajudar as plataformas de busca a entender a relação entre todas as suas páginas, permitindo a ligação entre tubos galvanizados e a importância para a construção civil ou segurança no setor industrial. 

Como dica, ao criar esses links, não utilize frases genéricas como “clique aqui”, ou “confira isso” como texto-âncora. Em vez disso, quando aplicável, inclua as palavras-chave e explique o que será apresentado no destino do link.

Conclusão

De uma maneira ou de outra, provavelmente você descobrirá que todas as dicas de SEO apresentadas têm algo em comum: elas se concentram em pessoas reais e boas experiências.

Sendo assim, vale reforçar que os mecanismos de pesquisa desejam fornecer os melhores resultados possíveis para os usuários, ou seja, os consumidores, e isso envolve seu público-alvo. 

Afinal, a ferramenta e algoritmo surgem como uma ferramenta para tornar essas vivências melhores em cada página da web.

Portanto, se você dedicar um tempo para se concentrar em seu público, e fornecer a eles uma ótima experiência, significa que seu e-commerce está no caminho certo, com uma otimização do motor de busca adequada e com ranqueamento orgânico em pleno funcionamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

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