Seja qual for a sua área de atuação, é muito importante saber
alavancar suas vendas para manter o negócio funcionando a todo vapor.
As estratégias abrangem todas as áreas da empresa, desde recursos humanos até táticas de pós-venda.
Este texto é para quem deseja aumentar a lucratividade impulsionando mudanças estruturais e holísticas no e-commerce, melhorando os processos. Daremos algumas dicas valiosas para crescer no mercado a partir do marketing digital.
Comece a leitura e entenda como segmentos tão distintos quanto assistência técnica informática e lojas de roupas podem alcançar patamares altos no e-commerce.
Dicas para vender mais na web
Desde o início da pandemia, as compras online dispararam. Segundo estatísticas, as vendas do comércio eletrônico atingiram US$ 4,2 trilhões em todo o mundo.
As pessoas estão comprando mais produtos online do que nunca, e esta é uma boa notícia. Mas há ainda mais concorrência nesse novo cenário, por isso é necessário se destacar.
Inclusive, existem algumas maneiras relativamente fáceis de aumentar as vendas de caixa de presente personalizada pela Internet, bem como outros produtos e serviços diversos. Conheça na sequência.
1. Seja ativo nas redes sociais
Poucos meios são tão importantes para o relacionamento com os clientes quanto as redes sociais. Afinal, esse canal tornou possível estar mais próximo dos usuários e definir ações mais diretas.
Você precisa saber que sites como Twitter, Instagram e Facebook são alguns dos sites mais visitados na web.
As marcas que estão usando a rede para promover seus produtos alcançam um público enorme e entusiasmado.
O segredo é saber lidar com o nicho de consumo. Ou seja, quando você desejar divulgar cursos profissionalizantes, por exemplo, procure o público em potencial na rede e se comunique com ele.
2. Invista em um blog
Criar conteúdo é uma das formas mais eficazes de agregar valor ao seu produto ou empresa como um todo.
Anteriormente, os consumidores eram mais passivos. Hoje em dia, as pessoas têm desempenhado um papel mais ativo na dinâmica de compra e venda.
Agora, a Internet abre muitas oportunidades interessantes. Uma delas é a capacidade de pesquisar o produto ou serviço desejado, independentemente dos anúncios.
Por esse motivo, a criação de conteúdo tornou-se uma das partes centrais da presença online de algumas empresas.
O conteúdo pode trazer informações básicas sobre como funciona uma portaria remota na forma de uma postagem no blog.
Basicamente, a ideia é informar as pessoas interessadas o suficiente para transformá-las em clientes fiéis.
3. Otimize o site para mecanismos de busca
A otimização de páginas e sites permite que você alcance novos visitantes qualificados.
É claro que isso não acontece da noite para o dia. Leva tempo para planejar e testar o melhor método para sua estratégia. Por isso, o esperado é que os resultados sejam visíveis a médio e longo prazo.
Alguns dos principais benefícios do SEO são:
- Aumenta o número de visitas;
- Melhora as taxas de conversão;
- Gera mais leads;
- Viabiliza o tráfego orgânico;
- Reduz os custos com mídia paga;
- Cria diferenciação nos resultados de busca.
Acima de tudo, vale a pena observar como funciona a estratégia de SEO.
Existem diferentes elementos avaliados pelos buscadores e, assim, diferentes técnicas e correções são necessárias em um domínio para melhorar sua leitura.
O ponto central aqui, é destacar que a otimização é vital para ser visto por mais pessoas – e, por consequência, ser mais acessado e fechar mais vendas.
4. Use mídia paga
Os anúncios pagos geram tráfego para e-commerces. Por meio deles, as pessoas encontram marcas nos buscadores e recebem promoções em banners e anúncios, assim como no Youtube e em diversos outros sites.
Graças à interação do público com seus anúncios, você pode criar remarketing para seus produtos e serviços – e ser lembrado por muito tempo.
Além disso, é viável usar essa estratégia para segmentar leads e públicos e direcionar os anúncios da forma mais precisa possível, conforme a avaliação e interesses percebidos.
5. Esteja nos marketplaces
O marketplace pode ser a vitrine necessária para o crescimento de uma loja online, seja ela mais nichada, como uma especializada em câmara fria, ou mais diversa, como itens de preço único (que incluem decoração e/ou roupas).
Mesmo que esse tipo de venda custe dinheiro, principalmente se você estiver em um nicho inexplorado, as operações digitais podem aumentar seus pedidos e alcançar mais consumidores.
A própria plataforma cria os anúncios. Isso significa que você não precisa investir na divulgação dos produtos cadastrados. Além disso, há marketplaces muito populares, então sua loja será visualizada por muitas pessoas.
Por exemplo, empresas que usam o Google Shopping com tanta frequência que os produtos registrados podem ser “anunciados” sem pagar.
Essas grandes plataformas estão integradas ao mercado e incutem confiança nos consumidores. Por isso, recebem muitos visitantes em busca de uma grande variedade de produtos.
A segurança também é uma vantagem para os varejistas, pois todo o processo de pagamento é processado pelo marketplace.
Além disso, você não precisa se preocupar com o desenvolvimento da plataforma, pois o mercado resolve tudo.
No entanto, é necessário gerir adequadamente o funcionamento da empresa de ensaio de dureza. Se ela apresentar um bom planejamento estratégico, é possível aumentar as vendas e obter mais receita.
6. Pense no pós-venda
Agora você tem a ideia de que aumentar as vendas é mais do que apenas vender mais.
Esse desenvolvimento depende de como as transportadoras em Ribeirão Preto trabalham interna e externamente, gerindo sua imagem e suas ações, como um todo.
Tal fato leva a uma etapa muitas vezes esquecida: a estratégia de pós-venda.
Quando uma venda ocorre, o trabalho do vendedor não está terminado. É preciso continuar o relacionamento com os clientes para que eles voltem a comprar em um futuro próximo.
O pós-venda pode ser feito através do envio de ofertas segmentadas por e-mail de acordo com as preferências de cada cliente.
Pedir para as pessoas avaliarem o serviço também é uma estratégia interessante porque dá uma visão do que as pessoas pensam sobre o desempenho da empresa.
Em qualquer formato, o pós-venda é um pilar fundante das estratégias de marketing digital. Ele tem impacto real na fidelização de público e na longevidade da marca.
7. Faça remarketing
Além da publicidade tradicional, investir nas redes sociais e no Google oferece outras oportunidades muito interessantes.
Por exemplo, você pode monitorar todos os visitantes do e-commerce e criar remarketing ou retargeting para esses consumidores.
Com esse tipo de anúncio, as pessoas que já visualizaram o gabinete personalizado na loja virtual, mas ainda não o compraram, podem ver a oferta nas redes sociais ou em outros sites que visitarem posteriormente.
Outra possibilidade oferecida pelo Facebook são os anúncios para lookalikes, criados para quem é cliente recorrente.
A ferramenta exibe anúncios para usuários que possuem perfil semelhante ao de seus clientes e segmenta sua campanha de forma mais intensa para esse público.
8. Escolha bons indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são métricas que quantificam o desempenho de acordo com as metas do negócio.
O KPI não é apenas a base para medir os resultados, mas também permite que as organizações comuniquem seus objetivos e resultados a toda a equipe e mostrem a eficiência do processo de forma direta e objetiva.
Dessa forma, o desempenho das estratégias ao longo de um período de tempo fica mais claro.
Os indicadores de desempenho são mais do que apenas métricas. Eles são diretamente baseados no status operacional da empresa.
Em outras palavras, a métrica não é uma métrica de desempenho até que o desempenho da empresa melhore.
Um bom dashboard pode analisar a eficácia da gestão e seus resultados de forma mais profunda e abrangente do que simplesmente analisar se as vendas ou o número de clientes estão aumentando.
Além de fomentar uma cultura de excelência, a mensuração de resultados sistemáticos e estruturados é a base para a gestão de uma organização para possibilitar a comparabilidade.
A definição clara de metas e a medição regular dos resultados permitem que as organizações tomem as medidas necessárias em caso de desvios entre o planejamento e a prática, com base em informações relevantes e confiáveis.
Essa é a base da difícil tarefa de levar uma empresa a resultados consistentes, garantindo a continuidade e a sustentabilidade.
9. Integre o time de marketing e de vendas
A grande maioria das profissões é baseada em trabalho colaborativo. Hoje, é quase impossível realizar atividades coletivas sem o uso de softwares de gestão.
Pense nos problemas que sua loja tem, como comunicação, organização de processos e gestão financeira. Não há dúvida de que existe um software criado sob medida para isso.
A comunicação interna é tão importante quanto a comunicação externa. A gestão de horas e atividades é um dos maiores desafios, tanto dentro como fora da empresa.
Portanto, estratégias como planilhas de prazos (processos e responsáveis), gerenciamento de tarefas e ferramentas de gerenciamento de projetos impactam diretamente no desempenho de marketing, vendas e outras equipes.
Conclusão
Esses são alguns exemplos que podem garantir benefícios para consumidores e empreendedores.
Mais importante ainda é descobrir o que faz sentido para o seu segmento e saber atrair novos clientes com base nos pontos fortes do negócio, adequando essas dicas às especificidades da sua empresa para otimizar ainda mais os ganhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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