quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Você sabe o que é Paper Prototyping?


O Paper Prototyping (protótipos de papel) é uma técnica de baixo custo onde você e sua equipe podem de forma rápida testar a navegação e o design da loja virtual.

Em um mundo tecnológico onde tudo é feito através de um computador, no paper prototyping você só precisa de caneta e papel. Essa técnica é bastante utilizada nos estágios iniciais do projeto quando envolve o brainstorming e o envolvimento de toda a equipe.

Veja as principais vantagens:

- Rápida interação - O esboço é rápido, a criação de protótipos em papel permitem criar e testar várias versões sem perder muito tempo.

- Baixo custo - Caneta e papel.

- Liberdade para criar -  É possível criar várias versões e prototipar diversos cenários.

- Trabalho em equipe - Desenhar, cortar e colar juntos integra e eleva o espírito de equipe.

- Curva de aprendizado - Todos podem e devem esboçar idéias, o que torna a prototipagem em papel uma ótima maneira de envolver todos os departamentos da empresa.

- Documentação automática - Os protótipos de papel são, eles próprios, um documento tangível. As anotações podem ser escritas diretamente nelas para futuras iterações e podem ser deixadas como lembrete.

Utilizar paper prototyping no início do projeto é mais vantajoso pois as pessoas estão mais abertas para mudanças e os gastos são menores. Desse modo é mais fácil entender o que ocorre no projeto e quais direções seguir.

Desenvolver a hierarquia de navegação da loja virtual é um ou um dos principais passos a se fazer. É através da navegação onde os clientes vão navegar do ponto A até o ponto B. Já com a loja virtual em produção existe um pouco mais de resistência à mudanças, mas não quer dizer que o paper prototyping não pode ser usado. Isso só pode exigir um pouco mais de tempo.

Para colocar em prática o paper prototyping é preciso organizar o conteúdo. Geralmente a organização é feita através dos Card Sorting (classificação de cartão) que é uma técnica de organização de conteúdo através de cartões ou post-it, eles são espalhados em uma mesa, parede ou até uma janela. Com isso todos os envolvidos organizam as categorias de acordo com o que faz mais sentido e lógica na estrutura da loja.

Veja mais 3 dicas de como usar paper prototyping:

1) Navegação
 - Como o cliente navega do ponto A para o ponto B?
 - Organização dos elementos nas páginas da loja.
 - Hierarquia das informações.
 - Links, nomes de botões.

2) Funcionalidade

 - Falta alguma coisa no projeto?
 - Avaliação dos recursos da loja.
 - Uso de formulários.

3) Conteúdo
 - Cabeçalhos e subtítulos.
 - Escrita, idioma e linguagem de comunicação.

Ao fazer o paper prototyping não se preocupe tanto com a aparência, o objetivo é focar nos fluxos de navegação e priorizar a organização da loja.

Agora que conhece o paper prototyping e card sorting, faça novos testes de usabilidade e venda mais!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com