quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Você sabe o que é Paper Prototyping?
O Paper Prototyping (protótipos de papel) é uma técnica de baixo custo onde você e sua equipe podem de forma rápida testar a navegação e o design da loja virtual.
Em um mundo tecnológico onde tudo é feito através de um computador, no paper prototyping você só precisa de caneta e papel. Essa técnica é bastante utilizada nos estágios iniciais do projeto quando envolve o brainstorming e o envolvimento de toda a equipe.
Veja as principais vantagens:
- Rápida interação - O esboço é rápido, a criação de protótipos em papel permitem criar e testar várias versões sem perder muito tempo.
- Baixo custo - Caneta e papel.
- Liberdade para criar - É possível criar várias versões e prototipar diversos cenários.
- Trabalho em equipe - Desenhar, cortar e colar juntos integra e eleva o espírito de equipe.
- Curva de aprendizado - Todos podem e devem esboçar idéias, o que torna a prototipagem em papel uma ótima maneira de envolver todos os departamentos da empresa.
- Documentação automática - Os protótipos de papel são, eles próprios, um documento tangível. As anotações podem ser escritas diretamente nelas para futuras iterações e podem ser deixadas como lembrete.
Utilizar paper prototyping no início do projeto é mais vantajoso pois as pessoas estão mais abertas para mudanças e os gastos são menores. Desse modo é mais fácil entender o que ocorre no projeto e quais direções seguir.
Desenvolver a hierarquia de navegação da loja virtual é um ou um dos principais passos a se fazer. É através da navegação onde os clientes vão navegar do ponto A até o ponto B. Já com a loja virtual em produção existe um pouco mais de resistência à mudanças, mas não quer dizer que o paper prototyping não pode ser usado. Isso só pode exigir um pouco mais de tempo.
Para colocar em prática o paper prototyping é preciso organizar o conteúdo. Geralmente a organização é feita através dos Card Sorting (classificação de cartão) que é uma técnica de organização de conteúdo através de cartões ou post-it, eles são espalhados em uma mesa, parede ou até uma janela. Com isso todos os envolvidos organizam as categorias de acordo com o que faz mais sentido e lógica na estrutura da loja.
Veja mais 3 dicas de como usar paper prototyping:
1) Navegação
- Como o cliente navega do ponto A para o ponto B?
- Organização dos elementos nas páginas da loja.
- Hierarquia das informações.
- Links, nomes de botões.
2) Funcionalidade
- Falta alguma coisa no projeto?
- Avaliação dos recursos da loja.
- Uso de formulários.
3) Conteúdo
- Cabeçalhos e subtítulos.
- Escrita, idioma e linguagem de comunicação.
Ao fazer o paper prototyping não se preocupe tanto com a aparência, o objetivo é focar nos fluxos de navegação e priorizar a organização da loja.
Agora que conhece o paper prototyping e card sorting, faça novos testes de usabilidade e venda mais!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
Sobre o Autor
Fastcommerce
Autor & Editor
O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário