quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

3 Dicas para vender mais no Marketplace

Vender através de Marketplace pode ser muito promissor para as lojas, principalmente para as lojas iniciantes que desejam aumentar a presença no mercado e ganhar a confiança do consumidor.

Os Big Players (Submarino, Americanas, Netshoes, MercadoLivre) já estão estabelecidos no mercado e eles podem oferecer acesso rápido aos produtos para milhares de novos clientes.

A principal vantagem em vender nos Marketplaces é o fortalecimento da marca da sua empresa. A confiança da marca é um dos maiores fatores nas decisões de compra dos consumidores, além de oferecer um preço competitivo.

Dependendo do nicho de mercado a concorrência será muito grande e por essas razões é necessário criar estratégias para destacar seus produtos.

Conheça 3 dicas para potencializar suas vendas!

1º Dica: Keywords (palavras-chave)

Coloque suas principais palavras-chave no nome do produto e na descrição, considere o CTR (Click Through Rate) também. Quanto maior a taxa de cliques, maiores serão os benefícios.

A conta é bem simples, é o número de cliques dividido pelo número de vezes que ele foi exibido (cliques ÷ impressões = CTR).

Por exemplo, se o produto têm 10 cliques e 500 impressões, seu CTR (Click Through Rate) seria de 2% (10 ÷ 500 = 2%).

Além disso, o nome do produto influencia a URL. Verifique se a palavra-chave está na URL e como o canonical link é montado.

O canonical é a URL da página que o Google considera a mais representativa de um conjunto de páginas no seu site ou no Marketplace.

Exemplo:
<link rel="canonical" href="meu-produto-palavra-chave-id-777888555" />

2º Dica: Imagens

As imagens em alta qualidade são a melhor maneira de convencer seus clientes a comprarem um produto. Os Marketplaces possuem regras e uma delas é que as fotos sejam de qualidade profissional.

Um fator importante para chamar a atenção do usuário e aumentar as chances de conversão é mostrar o produto em diversos ângulos. O recomendado são de pelo menos 3 imagens ou mais. Quanto mais melhor!

Conheças as diretrizes para tirar excelentes fotos:

1) Use um pano de fundo, EVA (espuma vinílica acetinada) ou cartolina para destacar seu produto.

2) Desligue o flash da câmera e use iluminação difusa e suave.

3) Use um tripé e mantenha sempre a mesma posição.

4) Tire fotos em alta resolução para que seu produto fique atraente em telas grandes e pequenas.

5) Preencha o quadro (frame) visor da câmera com seu produto.

6) Fotografe o produto de todos os ângulos.

7) Dependendo do produto e do seu nicho de mercado, exiba a escala do seu produto comparando com outros itens do nosso dia a dia.

8) Fotografe as cores naturais do seu produto, evite ao máximo o uso de filtros.

3º Dica: Avaliações


As avaliações são o ponto chave para seu produto se destacar ainda mais. Elas são importantes porque fornecem uma verificação na qualidade dos produtos, do primeiro contato do usuário através da imagem do produto até o recebimento do mesmo.

Os novos produtos se esforçam para se classificarem de forma orgânica nas primeiras páginas dos Marketplaces. Para o seu produto se destacar é recomendado ter no mínimo 10 avaliações de 5 estrelas, ter pelo menos 5 avaliações com 4 estrelas e que as avaliações sejam verificadas pelo Marketplace que você está vendendo. Ou seja, se um cliente comprar, seria muito interessante que o mesmo avaliasse o produto. Ao solicitar uma avaliação, solicite de forma imparcial.

Não perca a oportunidade de vender mais produtos e fortaleça sua marca em todos os canais de vendas.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

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