quarta-feira, 12 de maio de 2021

Como usar o PIX na loja virtual? Descubra as vantagens do PIX para e-commerce

 


Usar o PIX em sua loja virtual facilitará as suas vendas, pois torna mais rápido e prático o recebimento do pagamento. 

O que é o PIX?

O nome PIX não tem um significado específico. O termo PIX remete aos termos tecnologia, transação e pixel.

O PIX nada mais é do que um meio de pagamentos instantâneo. Ele permite realizar transferências e pagamentos em segundos, em qualquer dia e horário.

Por exemplo, na loja virtual, o cliente poderá realizar uma compra e o pagamento cairá em sua conta em 10 segundos. Isso mesmo em 10 segundos! Essa certamente é a principal vantagem de oferecer o PIX em sua loja virtual. 

As transações podem ser realizadas de diferentes formas. Através da leitura de QR Codes (estáticos ou dinâmicos), utilizando uma chave PIX, que pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ do usuário ou informando os dados bancários do recebedor.

QR Code dinâmico: o código é exclusivo para cada transação e, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para coibir desvios de dinheiro;

QR Code estático: um único código vale para múltiplas transações e pode trabalhar com valor fixo ou especificado pelo pagador. Trata-se de um código que pode ser usado por um lojista ou prestador de serviços, por exemplo.

Como cadastrar o PIX?

O primeiro passo para aderir a essa nova modalidade é fazer o cadastro da chave Pix. Para isso, é necessário entrar em contato nos canais de atendimento do banco ou instituição financeira que você tem conta.

Principais vantagens:

- Disponibilidade: as operações poderão ser realizadas 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados
- Velocidade: o valor enviado chegará ao recebedor praticamente em tempo real (a operação deve levar cerca de 10 segundos para ser concluída);
- Conveniência: a experiência de uso deve ser intuitiva para o cliente;
- Segurança: as transações serão baseadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) e terão como base tecnologias de proteção atuais;
- Ambiente aberto: o PIX estará disponível não só para bancos como também para financeiras, fintechs e afins;
- Multiplicidade de casos de uso: o PIX permitirá transferências de qualquer valor entre pessoas e/ou empresas, pagamentos em estabelecimentos físicos ou virtuais. 

Como utilizar o PIX na loja virtual?

Para aceitar pagamentos com o PIX, é necessário cadastrar uma chave PIX no aplicativo ou no home banking da instituição da sua escolha.

Aqui no Fastcommerce você consegue receber seus pagamentos via PIX de forma nativa e independente de intermediários. 

Vale ressaltar que o PIX não substituirá as outras formas de pagamento. Embora apresente benefícios como a praticidade e rapidez para movimentações financeiras, o PIX deve atingir apenas uma parte dos clientes. 

Boas vendas! 

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com