quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O que é jornada do cliente?

 


A jornada do cliente é a experiência completa que um cliente tem com a sua empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Ele abrange todas as interações com o cliente em todos os canais, dispositivos e pontos de contato em todas as fases do ciclo de vida do cliente, do reconhecimento à fidelidade.

Com a ajuda de um mapa da jornada do cliente, você pode ter uma ideia das motivações de seus clientes. Todas as suas necessidades e pontos fracos.

Por exemplo, você tem uma ideia do que leva o seu cliente a ter um primeiro contato com a sua marca?

Qual é a motivação dele em comprar o seu produto/serviço e não do seu concorrente?

Compreender a jornada do cliente não é ter apenas as informações na cabeça. É melhor visualizá-lo em um diagrama ao qual você e outros funcionários podem se referir como um recurso. É aqui que o mapa da jornada do cliente entra em ação.

O objetivo é entender as dúvidas, as dores e as necessidades dos clientes em cada etapa. A jornada do cliente é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com sua marca até a efetiva compra de um produto/serviço.

Quais são as 4 etapas da jornada do cliente?

1) Aprendizado e descoberta
O cliente ainda não sabe que tem uma necessidade e em muitos casos, ainda nem conhece a sua marca.

Esse é um momento no qual o cliente tem apenas algumas dúvidas ou só uma dúvida.

Como é o primeiro contato com a sua empresa, a abordagem é menos invasiva. É um mero cartão de visita, o cliente busca apenas informações.

2) Reconhecimento do problema
O cliente sabe que tem uma necessidade específica e que precisa ser resolvida.

Com base nas informações que leu previamente por conta própria, ele entende que tem um problema a ser resolvido.

Agora ele entende que não pode fazer sozinho e procura ajuda. Ou seja, o cliente vai procurar o produto/serviço.

Esta é a oportunidade para mostrar o que você oferece e assim ajudá-lo a resolver seus problemas.

Ao mostrar um conteúdo com informações valiosas que você entende do mercado e sobre o produto/serviço que você oferece. Você chama a atenção e constrói sua autoridade.

Ainda não é o momento de falar em venda.

3) Consideração da solução
Ajude o cliente a amadurecer a ideia do que ele precisa. Comprar seu produto/serviço vai ajudar a solucionar o problema identificado.

Nesse momento você pode usar estratégias mais incisivas e mostrar de que forma é possível ajudá-lo.

Como o cliente já reconheceu o próprio problema, ele passa a pesquisar e a avaliar os concorrentes. Ou seja, é um cliente bem diferente daquele do início da jornada, que sequer tinha um objetivo claro.

Agora é a hora de criar o senso de urgência para que ele queira resolver o problema o quanto antes.

É importante que nessa etapa, o cliente tenha o seu contato, se você tiver o dele é melhor ainda. Você pode falar com ele para descobrir mais detalhes sobre o que ele precisa e mostrar que tem a solução para resolver suas dores.

4) Decisão de compra.
Nessa etapa o cliente está comparando produtos/serviços que possam solucionar seus problemas. Só assim que ele vai decidir o que é melhor para as suas necessidades.

Ele descobriu um problema, identificou a solução e entendeu que a sua empresa oferece o que ele precisa. Dessa forma, está mais propenso a fechar a compra.

Deixe estampado na sua abordagem as vantagens do seu produto e os diferenciais que ele oferece em relação aos concorrentes.

Compartilhar demonstrações ou cases são ótimas alternativas para assegurar o quanto a sua solução é melhor do que as deles.

Tenha muito cuidado para não importuná-lo ou, então, você perderá todo o esforço realizado até então.

Afinal, é ele quem deve optar pela sua empresa.

Utilize alguns gatilhos mentais, tais como escassez, senso de urgência, autoridade, novidades...

Conhecer as fases da jornada do cliente e aprender como formatá-la e isso traz vários ganhos para a sua empresa.

Começa com a personalização do relacionamento e vai até a redução de custos na aquisição e manutenção da base de consumidores.

Crie uma persona que é uma pessoa fictícia que representa como sendo o seu cliente ideal.

Quanto mais cedo você mapear a jornada do cliente do seu negócio, melhor.

Quando você percebe o que acontece com os consumidores que interagem com sua marca, é possível se agilizar para melhorar o processo.

O mesmo acontece se algo não sair como o esperado. Quem erra antes pode corrigir suas falhas e melhorar antecipadamente.

Quanto mais você se dedicar a cada uma das fases da jornada do cliente, e se aprofundar sobre as expectativas e necessidades de suas personas, melhores serão seus resultados.

Seu papel, então, é acompanhá-lo durante todo o processo, mostrar que tem a melhor opção para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com