quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Como saber se minha loja virtual vai dar certo?


 A principal função de um empreendedor é a de abrir uma empresa, que tem como objetivo o de desenvolvê-la e gerar lucros, mas não é só isso! Existem riscos específicos em empreender, que envolvem riscos financeiros, riscos do mercado, riscos da concorrência, risco da tecnologia etc.

Diante de todos esses desafios, como saber se seu negócio vai dar certo?

Neste artigo você pode aprender a minimizar as chances de fracasso da sua loja virtual.

Para começar, vamos entender melhor o que é a validação do negócio?

Validar uma ideia de produto ou negócio é um passo muito importante para evitar o desperdício de tempo e dinheiro criando algo que ninguém deseja. Parece uma coisa óbvia a fazer, mas, muitas vezes, é um passo que é deixado de lado.

A validação trata-se do processo pelo qual é avaliado o potencial de aceitação de uma ideia no mercado, antes mesmo do seu desenvolvimento. O propósito por trás desse teste é simples: identificar as necessidades e os desejos dos consumidores para com os produtos que você pretende lançar ou oferecer a eles em seu e-commerce.

Quais são os benefícios da validação de produto para o negócio?

Quando se tem um bom panorama acerca das necessidades do cliente e da aceitação do mercado sobre o produto que você deseja lançar, ou vender, os riscos envolvidos neste processo são bem menores. Essa é a principal vantagem da validação de produto.

É possível realizar a validação de várias formas, conheça algumas:

Entrevistas:

São uma maneira simples e segura para se obter a opinião dos consumidores.

Landing Page:

Uma Landing Page é uma página de captura. Um exemplo é quando você faz um anúncio nas redes sociais e direciona para uma página que explica melhor o seu produto ou serviço e pede para o prospect realizar alguma ação.

Fórum:

Uma ótima maneira de entender melhor a dor e os problemas dos possíveis clientes é através de fóruns que eles frequentam. Além disso, você pode entender como seus clientes se comunicam, que expressões usam e como ajustar a sua comunicação para atingi-los. Com isso, também é possível criar uma persona

Essas são apenas algumas sugestões. Afinal, tudo vai depender do seu tipo de produto e público. 

Após iniciar a divulgação/lançamento ou as vendas, uma ótima aposta é investir no pós-venda. Além de conhecer o nível de satisfação do cliente com a experiência de compra, você consegue entender quais são outras necessidades existentes, como produtos desejados, e não encontrados, ou serviços complementares.

Também é uma ótima forma de obter opiniões e depoimentos sobre a sua loja, que podem ser divulgados, com ferramentas específicas, para aumentar a confiança na sua loja. Essa é uma ótima maneira de criar um relacionamento mais próximo e fidelizar seu público.

Avalie os resultados e se não houver demanda, o negócio não terá sucesso… É simples! Por mais que achemos que nossa oferta possa revolucionar o mercado, precisamos nos certificar de que essas expectativas são realistas.

Se identificar problemas, corrija-os e faça novos testes! 

Bons negócios! 

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de marketing do Fastcommerce.  


Sobre o Autor

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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