quarta-feira, 27 de maio de 2020


Existem várias formas de gerar vendas para sua loja virtual. Um método que é esquecido por muitas lojas virtuais é a divulgação através do Google Shopping.

Anunciar no Google Shopping é fundamental para lojas que querem ter mais resultados em seu e-commerce.

Em resumo, se você tem uma loja virtual e não investe no Google Shopping, saiba que você está perdendo excelentes oportunidades para vender mais.

O Google Shopping é basicamente um comparador de preço e marketplace, tipo 2 em 1, pois ele apresenta ao cliente uma lista de produtos como Foto, Nome do Produto, Preço e Nome do Vendedor.

É importante detalhar que o Google Shopping é uma mídia exclusiva para produtos físicos, portanto, não é possível anunciar cursos, serviços, etc.

A grande vantagem de utilizar o Google Shopping é que em buscas no Google os primeiros resultados apresentados são do Google Shopping. Ou seja, a vitrine do Google Shopping aparece inclusive, antes mesmo dos anúncios pagos! Esse é um espaço muito valioso nos resultados, pois aparecer no topo da lista de busca, seus produtos vão aparecer onde os pesquisadores/clientes mais prestam atenção.

Há outras vantagens em utilizar o Google Shopping, veja:

Aumento do tráfego na loja virtual: Como os anúncios no Google Shopping são os primeiros a serem exibidos nos resultados de busca, é natural que eles atraiam um maior
interesse do público. A taxa de cliques tende a ser maior do que os anúncios de texto.

Leads mais qualificados: As pessoas que pesquisam por algum produto no Google e analisam as opções do Google Shopping certamente tem intenção de compra.

Acompanhamento das campanhas: O Google Shopping oferece relatórios de análise de desempenho. Eles são tão eficientes e detalhados que podem mostrar, por exemplo,
as categorias de produtos, as características técnicas ou as marcas que mais geram cliques e conversões.

O Google não exige um valor mínimo para investimentos no Google Shopping. É você quem decide o valor que quer pagar por cada clique. O método é o mesmo do Google Ads, um sistema de leilão via CPC (Custo por Clique), resumindo, quem paga mais aparece sempre na frente, e cada clique que você recebe em seu anúncio tem um preço.

A boa notícia é que recentemente o Google divulgou em seu blog, que varejistas de todos os tamanhos poderão agora vender no Google Shopping sem pagar nada por isso! A implementação total da gratuidade estará disponível nos Estados Unidos até o final de abril/2020. Para o resto do mundo, o prazo é o final do ano de 2020.

Agora que está totalmente convencido a divulgar seus produtos no Google Shopping, saiba que o Fastcommerce tem integração facilitada com o Google Shopping. É possível gerar XML no formato exigido pelo Google para integrar o cadastro de produtos da loja virtual ao Google Shopping.

Mas vale ressaltar que a parte estratégica de uma campanha de Google Shopping é tão importante quanto qualquer questão técnica de configuração. Avalie a concorrência para identificar se a sua loja tem um preço competitivo, ou não. De nada adianta anunciar um produto e a oferta final não é vantajosa para o cliente. As pessoas estão sempre em busca do melhor custo/benefício.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Vale a pena divulgar no Google Shopping?

quarta-feira, 13 de maio de 2020


A pandemia fez enclausurar nossos idosos, segundo dados do IBGE o Brasil tem 29 milhões de idosos, isso representa 14% da população e esse dado não para de crescer, em 2030 vão existir mais idosos do que crianças.

O que isso tem a ver com a minha loja virtual?

Tudo, eles são os seus novos clientes, acesse seu Analytics e veja o crescimento de acessos através da faixa etária.

Agora vem a pergunta mais importante, sua loja virtual está apta em receber esses novos clientes?

Ao criar o design da loja virtual, sua loja pode dificultar a navegação através de elementos de interface como um menu dropdown, slideshow e um botão de fechar dentro do modal (lightbox).

Essa dificuldade não é proposital, o que acontece é que muitos idosos estão com as habilidades motoras e visão em declínio, ainda mais para navegar em uma tela de 5 polegadas.

Sabendo dessas informações, sua loja virtual pode resolver esse problema se tornando mais amigável e acessível.

Conheça 4 Dicas para melhorar a usabilidade da sua loja virtual.

1) Fontes (Quanto Maior, Melhor!)
Não são todos os usuários que possuem celulares com telas grandes e alta qualidade, um texto pequeno pode ser tornar ilegível.

O recomendado são 12pt ou 16px ou 1em, tudo vai depender de como você estrutura seu estilo no CSS.

2) Cor e Contraste
O contraste é fundamental para visualizar um elemento na página ou esconder diante dos nossos olhos. Se você definiu as cores do design veja se o contraste está legível, conheça o Contrast Ratio, ele é excelente para testar as cores do design e suas combinações.

As cores tem um papel fundamental no seu negócio, veja como aplicar a psicologia das cores no e-commerce.

3) Fácil de Clicar
O tamanho do ícone, botão ou o elemento gráfico deve ter no mínimo 1,0 cm de área clicável. Conheça mais sobre o design de ícones para telas sensíveis ao toque.

4) Texto e ícones sobre Imagens
Muito cuidado em sobrepor textos e elementos gráficos sobre imagens (slideshow), se não existir um contraste entre o texto e imagem, o texto ficará perdido. O mesmo ocorre com outros elementos gráficos.

Lembre-se: Simples e objetivo.

Agora um Super Bônus!!!

Faça testes de usabilidade com as pessoas que normalmente você não faria, seus pais, tios, avós e com todos os idosos que você conhecer.

Os feedbacks serão de extrema importância para o seu sucesso, eles são seus usuários reais e testes reais.

Por exemplo, dê tarefas e observe o comportamento.

Exemplos de tarefas:

Tarefa 1: Encontrar um produto X
Tarefa 2: Encontrar uma categoria Y
Tarefa 3: Calcular o valor do CEP

Para o teste funcionar, não forneça dicas e não demonstre emoções, solicite a narração de todo o processo. Sua tarefa é apenas observar e anotar tudo. 

O teste do usuário é uma maneira infalível de garantir que seu público-alvo tenha o que deseja e o que precisa.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce

Loja Virtual para Todas as Idades

quarta-feira, 6 de maio de 2020


Em 2019, a Medicom iniciou sua operação de e-commerce, uma estratégia que já vinha sendo estudada há tempos. Assim, cerca de 600 itens do mix de produtos da companhia passaram a ser vendidos via internet.

Para fazer isso, a empresa precisou integrar a plataforma Fastcommerce com o ERP S4, desenvolvido pela Sidicom, visando manter os controles administrativos e estratégicos do negócio como um todo.

Neste artigo, você vai ver como se deu essa integração e os resultados que a Medicom obteve. Confira!

O desafio da Medicom

A Medicom é uma farmácia especializada em medicamentos especiais, fundada em 1988. Parte do Grupo Cristal, a companhia está sediada em Porto Alegre e também em outros dois estados; são 6 unidades de negócio que empregam 70 colaboradores diretos e atendem a mais de 50 mil clientes.

Como toda organização que só trabalhava com vendas físicas, a Medicom enfrentou alguns desafios antes de a atender seus clientes também via internet.

Uma dos desafios mais significativos foi integrar o sistema integrado de gestão (ERP) com a plataforma de e-commerce, evitando dissociar os controles administrativos e estratégicos.

A integração do sistema Fastcommerce ao ERP S4

Desde 2003, a Medicom conta com o ERP S4 da Sidicom. Essa solução integra todos os os processos da companhia, permitindo um controle de ponta a ponta. “Precisávamos integrar o sistema ao e-commerce para que, por exemplo, o estoque fosse atualizado em tempo real”, conta Lino Zinn, diretor da Medicom.

E a Sidicom conseguiu em tempo recorde fazer a integração da Fastcommerce com o ERP S4. “Em pouco tempo, já tínhamos integração total, o que nos deu muita segurança para começar a operar nossas vendas online”, afirma o executivo.

Com essa integração tecnológica, a Medicom conseguiu automatizar seus processos, ganhando agilidade, eliminando falhas e até reduzindo custos.

“Estar online não é mais uma opção. Ou a empresa entra no mundo digital ou estará fadada a perder mercado”, afirma Lino Zinn. E o executivo vai além, testemunhando que a operação de e-commerce da Medicom também fortaleceu as vendas offline. “Estamos plenamente convencidos de que é preciso ter uma estratégia omnichannel para colher os melhores frutos de estar online”.

Integração do Fastcommerce com o ERP S4 preparou a Medicom para lidar com a pandemia

Os frutos do projeto ganharam um tom de ainda mais sucesso com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Neste momento, a Medicom está totalmente preparada para seguir vendendo online.

“Em nosso e-commerce temos dois mil clientes cadastrados em todos os estados do Brasil, com logística eficiente e entregas em até 24 horas em todas as capitais, o que nos ajuda a ter uma forte presença nacional”, testifica o diretor Lino Zinn.

A integração da plataforma de e-commerce com o ERP fez toda a diferença, pois a empresa tem tudo acontecendo de maneira coordenada, sem retrabalhos e sem erros.

“Como nossa roda já estava girando, estamos conseguindo contornar os impactos da crise. Seria bastante complicado se tivéssemos que correr agora com a criação de uma estratégia de e-commerce. E, com certeza, ter o ERP integrado à plataforma de vendas virtuais nos ajudou muito”, pondera o diretor Lino Zinn.

Atualmente, a Medicom consegue atender a todo o Brasil entregando em até 24 horas em todas as capitais. A companhia faz isso mantendo total gerência de seus estoques, gerando relatórios para tomada de decisões inteligentes e dando a seu time a certeza de que tudo está sob controle.

Como se dá a integração do Fastcommerce com ERPs

A agilidade e a segurança que a Medicom obteve ao integrar o e-commerce com seu ERP vem, em grande parte, das facilidades disponibilizadas no Fastcommerce.

O Fastcommerce tem uma detalhada API que permite que aplicativos de backoffice façam o "controle remoto" da loja virtual. Isso com métodos para o gerenciamento de produtos (inclusão, alteração e exclusão), acompanhamento de pedidos, execução de utilitários, extração de informações de clientes, parceiros, estatísticas de visitação etc.

Tecnicamente falando, os dados são extraídos em tempo real, diretamente do banco de dados da loja online, com segurança EV SSL, que é o padrão superior da indústria e está entre os melhores disponíveis para transações comerciais seguras. O envio é sempre feito com HTTPS POST e o retorno é sempre em XML.

→ Para saber mais sobre a API do Fastcommerce, clique aqui.

Seu e-commerce tem integração com o ERP utilizado na gestão administrativa do seu negócio? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a potencializar as vendas com máximo controle gerencial!

Este artigo foi escrito por Cícero Nogueira da Marketeria.

Medicom integra Fastcommerce com ERP S4 e potencializa vendas

quarta-feira, 29 de abril de 2020


Com o aumento no número de lojas virtuais, fica cada vez mais difícil manter os bons índices de conversão. Há cada vez mais lojas surgindo, sem falar nos grandes players que dominam boa parte do mercado. A concorrência aumenta a cada dia, mas saiba que ela não é motivo para as vendas não irem bem! Aumentar o número de conversões no seu e-commerce é possível! Uma boa estratégia é o uso do frete grátis.

Para que o frete grátis resulte em uma experiência positiva e não em prejuízos financeiros, sua loja precisa se preparar.

Selecionamos abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de colocar em prática uma campanha de frete grátis.

1. Conheça seus custos.

Para definir se é possível absorver os custos do frete grátis sem prejuízos, é necessário avaliar qual a margem de lucro de cada produto.

2. Avalie seu ticket médio

Uma estratégia comum para avaliar quando vale a pena oferecer o frete grátis é entender qual é o gasto médio dos clientes. Se for R$ 100,00 você pode oferecer frete grátis a partir de R$150,00, assim pode ainda aumentar o ticket médio da loja.

3. Conheça seus produtos

O peso e as dimensões de cada produto também devem ser considerados, pois eles influenciam diretamente no custo de frete. Quanto maior o produto, maior o custo a ser absorvido.

4. Organize-se para atender a demanda

Um problema comum em ações com alta demanda é a falta de produtos. Quando a loja não prevê a alta demanda, pode ficar sem o produto. Planeje com cuidado!

Agora que você já sabe o que levar em consideração, saiba que existem algumas formas de oferecer o frete grátis. Conheça algumas:

Tudo com frete grátis 

Essa é a estratégia mais simples e mais arriscada de oferecer o frete grátis. Geralmente campanhas que englobam todos os produtos da loja, são ofertados por um curto período, por exemplo: Frete grátis por 24 horas.

A partir de determinado valor

Como mencionado acima, essa é uma forma de aumentar o valor do tíquete-médio na sua loja. Você determina um valor mínimo de compras para que o cliente possa obter esse benefício, por exemplo: Frete grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$150,00

Alguns itens com frete grátis

Defina quais são os itens que se enquadram na categoria “fáceis e baratos de transportar”. Para esses, você pode oferecer frete grátis por produto/categoria.

Frete grátis por região

Sua loja também pode oferecer o frete grátis de acordo com a área onde será feita a entrega. Isso acontece com frequência em regiões metropolitanas onde as opções de transporte são inúmeras, ou quando a loja pode realizar as entregas por meio próprio.

Pronto para criar sua própria política de frete grátis? Você sabia que aqui no Fastcommerce é possível informar até três níveis de desconto. Clique aqui e use em sua loja.

Agora que tudo já foi configurado, não se esqueça de atualizar as redes sociais para a campanha e deixe muito claro as regras de utilização.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Frete grátis funciona?

quarta-feira, 15 de abril de 2020


Login social é fazer login em um site utilizando sua conta do Google ou do Facebook, sem informar seu e-mail nem sua senha. Esta é a forma mais segura, rápida e conveniente do cliente comprar em sua loja virtual.

Afinal a regra mais importante do comércio eletrônico é “não deixe o cliente abandonar o carrinho de compras“.

Permitir o acesso via login social pode também aumentar significativamente a conversão da loja.

Veja os principais benefícios:

- Praticidade com um login fácil e rápido

- Aumento no número de cadastros de clientes

- Aumento das vendas

- Melhora importante no grau de confiança e satisfação do cliente

Como funciona o Login Social?

No momento do primeiro acesso, a loja oferecerá ao novo cliente a possibilidade de entrar com login e senha do Facebook ou Google.

Vale dizer que muitos usuários já possuem login e senha, que utilizam com certa frequência ou já deixam gravados em seus aparelhos/navegadores para preenchimento automático.

Utilizando este recurso o cliente poderá criar uma conta na loja virtual sem ter que informar (e logo em seguida esquecer) uma senha.

O login social facilita a vida também quando o cliente volta à loja para acompanhar seu pedido ou para comprar mais. Ele não precisa solicitar reenvio da sua senha esquecida, o que é um tiro no pé da compra por impulso e portanto da conversão.

Sua loja já usa login social? Se ainda não, corra atrás disso já! Fale com nossa equipe.

Boas vendas! 

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

O que é o Login Social?

quarta-feira, 8 de abril de 2020


Comprar pela internet tem se tornado um processo cada vez mais simples, acessível e aceito pelos consumidores. Por outro lado, estes produtos precisam ser entregues aos clientes de maneira rápida e segura.

Os serviços SEDEX e Encomenda PAC dos Correios são as principais formas de envio utilizadas pelas lojas virtuais, mas nem sempre ela atende todos os modelos de negócio.

Algumas vezes é necessário recorrer a transportadoras ou empresas de entrega expressas, mais conhecidas como Motoboy. Também não podemos deixar de foras as bicicletas que estão sendo utilizadas para distâncias menores.

O que faz uma loja optar por utilizar transportadoras em vez dos serviços oferecidos pelos Correios?

Um dos motivos são os produtos com dimensões superiores aos padrões convencionais dos Correios, por exemplo, um sofá não poderá ser entregue pelos Correios.

Produtos como flores e produtos de decoração requerem cuidados especiais também.

Além dos motivos apresentados anteriormente, muitos clientes precisam que o produtos cheguem em questões de poucas horas e até minutos.

Cada transportadora também tem suas particularidades, umas são especializadas em produtos frágeis, outras para produtos extremamente pesados e etc.

Independente do serviço de logística escolhido para o seu negócio, ele precisa estar integrado em sua loja virtual.

Aqui no Fastcommerce oferecemos diversas integrações de frete. Além disso, temos um recurso que chamamos de frete universal. Com este recurso é possível integrar a loja virtual com praticamente todos os sistemas de cálculo de frete, através de plugins de integração.

Fale com nossa equipe e venda mais!

Este artigo foi escrito por WagnerYamuto, da equipe de suporte e desenvolvimento do Fastcommerce. 

Quais opções de envio devo oferecer na minha loja?

quarta-feira, 1 de abril de 2020


A performance é um item crucial em qualquer loja virtual e ela está relacionada a velocidade.

Segundo o Portal Brasileiro de Dados Abertos, os acessos via 3G e 4G estão acima de 88% no território nacional. Esses dados mostram que a cada dia as pessoas navegam e compram muito mais através do celular.

Após diversas análises e testes, o Google chegou na seguinte conclusão sobre velocidade:

Rápido: 0-1 segundo
Na média: 1 segundo-2.5 segundos
Lento: 2.5 segundos ou mais

Em um mundo ideal sua loja virtual precisa carregar em até 1 segundo, mas sabemos que existem diversos fatores extras que não deixam isso acontecer e vamos falar desses fatores daqui a pouco.

O importante é que pelo menos sua loja carregue em até 2.5 segundos, ficar e estar na média é um ponto positivo perante seus concorrentes.

Há alguns anos sabemos sobre a regra dos 5 segundos, basicamente os 5 primeiros segundos são a sua galinha de ouro para convencer o cliente a permanecer na página, visitar outras páginas da loja e finalizar a compra. A cada segundo que a loja demora para carregar você pode perder até 10% das vendas.

Por mais que os acessos via 3G/4G e até Wifi estão cada dia mais rápidos, os usuários estão cada vez mais impacientes. O carregamento da loja precisa ser feito em até 2.5 segundos. Ou seja, metade da regra dos 5 segundos que comentamos anteriormente.

Agora vamos falar dos fatores que você pode fazer para melhorar a velocidade da sua loja.

Imagens
Esse item é conhecido por todo mundo, oferecer imagens otimizadas e de tamanhos diferentes (principal, detalhada e ampliada) melhora a velocidade.

CSS
Carregar o CSS que é só exibido na página, não mostrar o CSS da página X, quando você está na página Y.
Minificar o CSS para deixar mais compacto

Javascript (Arquivos que você tem controle)
Minificar o Javascript para deixar mais compacto

Agora chegamos no ponto crucial de performance: Javascript de Terceiros. São arquivos que você não tem controle mas que foram inseridos na loja virtual.

Dependendo do arquivo inserido, ele pode ser o vilão de toda a performance da sua loja. Por essa razão, antes de inserir qualquer arquivo, faça testes.

Muitas vezes inserimos um arquivo, pensando que ele é só um arquivo, mas dentro dele existem chamadas para mais 3, 4 e até 5 arquivos. Ao invés da sua loja carregar um único arquivo, a loja carrega 5 arquivos e todos esses arquivos impactam na velocidade da loja virtual.

Quer saber quais arquivos estão comprometendo a performance?

Existe um site chamado Request Map Generator, ele mostra um mapa dinâmico com todas as solicitações.

Ao inserir a URL da sua loja virtual, rapidamente você identifica todos os scripts, os bytes transmitidos, quão lentos são seus domínios e toda sua hierarquia.

Veja um exemplo:
Request Map Generator

Agora que conhece toda a hierarquia e suas dependências, é mais fácil conversar com sua equipe sobre quais scripts são realmente necessários para fazer a loja virtual funcionar e quais não afetariam os acessos.

Ao mostrar para sua equipe a visualização interativa dos dados, todos vão entender como funciona a hierarquia de cada arquivo e quanto isso afeta a performance.

Cada círculo colorido, também conhecidos como nós, representam um tamanho em bytes e quanto maior o nó, maior o número de bytes.

A ideia dessa ferramenta não é apontar dedos para as integrações, é identificar os possíveis causadores de lentidão e encontrar soluções.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Integrações e Velocidade - O que isso tem a ver com minha Loja Virtual?

quarta-feira, 25 de março de 2020


Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo pode valer mais do que mil imagens!

Não é à toa que as lojas virtuais estão apostando cada vez mais neste recurso.

Utilizar vídeos na loja virtual é uma excelente maneira de explicar o que você vende. Os vídeos podem apresentar o produto em todos os ângulos, demonstrando sua utilização e o cliente por sua vez, se sentirá mais confiante para realizar a compra em sua loja virtual.

De acordo com o próprio Google, 95% da população brasileira online consome vídeos no Youtube. Ou seja, as pessoas preferem assistir um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele.

Veja mais 5 vantagens de colocar vídeos na descrição dos seus produtos:

1. Sua loja ganha mais credibilidade.
2. Há aumento no engajamento do cliente.
3. Redução da taxa de devolução do produto.
4. Vídeos são mais propensos a aparecer nas primeiras páginas do Google.
5. Aumento das conversões.

Os vídeos podem ser de vários tipos. O importante é que eles sejam atraentes e cativantes, para manter a atenção do cliente. Veja os tipos mais comuns:

Comerciais, geralmente são curtos, em média vão de 30 segundos a 1 minuto.
Os vídeos comerciais são como as propagandas de TV. Neste formato o foco é exibir as características dos produtos, destacando suas vantagens.

Tutoriais, duram cerca de 3 a 5 minutos.
Os vídeos de passo a passo mostram como usar e obter todos os benefícios que o produto oferece, pois nem sempre o cliente tem dúvidas quanto a qualidade do produto e sim sobre como fará o uso dele.

Há ainda a possibilidade de produzir vídeos de review, de unboxing, com influenciadores digitais ou até de mesmo de formas de uso dos produtos. Não importa o seu modelo o importante é usar o poder dos vídeos em sua loja virtual!

Agora que você já sabe o potencial que os vídeos tem, clique aqui e conheça nossas dicas para implementar em sua loja.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Descubra como usar vídeos para vender mais!

quarta-feira, 18 de março de 2020


O Google Alerts é um excelente mecanismo para aprimorar suas estratégias de marketing e acompanhar seus concorrentes.

Mas o que é o Google Alerts ou Alertas do Google?

O Google Alerts ou Alertas do Google é uma ferramenta gratuita que permite criar alertas para descobrir novos conteúdos. Basicamente você monitora os conteúdos buscando novas ideias e também pode utilizá-lo para acompanhar seus concorrentes.

Por exemplo, se você criar um alerta "Tênis de Corrida" qualquer conteúdo que estiver disponível na web após a criação desse alerta, você receberá um e-mail.

Você não precisa mais procurar informações com esse termo ou outros termos, a informação vem até você!

Vale ressaltar que o processo não é em tempo real. Isso quer dizer que o Google leva algumas horas ou dias para indexar as páginas, só após a indexação dessa página é que você receberá o alerta.

Para muitos especialistas em marketing, coordenadores, gerentes e outros que trabalham com mídia online, o uso do Google Alerts é quase tão bom como receber em tempo real as informações sobre o mercado. Isso porque nem sempre é possível acompanhar todos os sites de notícias.

Ao cadastrar para receber os alertas, você não perderá mais nenhum resultado ou notícia pelo termo desejo, é importante cadastrar até o nome da sua empresa para receber os alertas. Dessa forma, você saberá quem está falando de você.

Usar o Google Alerts é muito mais eficiente do que procurar página por página do termo no Google.

Conheça 4 Dicas de como o Google Alerts pode ajudar no SEO da sua loja!

O Google Alerts monitora todo o conteúdo da web, através do seu potencial e de informar os resultados indexados, você consegue criar estratégias para benefício próprio.

1) Acompanhe sua empresa
Receba alertas quando falarem sobre sua empresa.

2) Acompanhe seus concorrentes
Receba alertas dos seus concorrentes, saiba onde eles estão e o que falam sobre eles.

3) Acompanhe suas palavras-chave
Fortaleça sua estratégia de palavras-chave e de como as pessoas usam as palavras-chave. Isso ajudará a encontrar novas ideias para title, description, nome do produto, descrição, artigo para postagens e outros.

4) Link Building

Quando sua empresa for mencionada em um post, site institucional ou em artigos, você tem uma oportunidade de ouro para criar backlinks.

Veja agora como configurar o Google Alerts:

A configuração é bem simples e requer seguir alguns passos, vamos lá!

1) Acesse o Google Alerts

2) Faça o login com a sua conta do Gmail

3) No campo de busca digite o termo desejado. Por exemplo, Tênis de corrida

4) Clique no link Mostrar opções
Você pode filtrar os resultados por Frequência, Fontes, Idioma, Região, Quantos e Enviar para o e-mail.

  •     Frequência: Quando disponível, No máximo uma vez por dia, No máximo uma vez por semana
  •     Fontes: Automático, Notícias, Blog, Web, Vídeos, Livros, Discussões, Finanças
  •     Idioma: Todos os idiomas (se o seu mercado está no Brasil deixe português)
  •     Região: Qualquer país
  •     Quantos: Somente os melhores resultados, Ver todos
  •     Enviar para: seu e-mail

Nesse primeiro momento sugiro deixar as opções padrões fornecidas, após conhecer o sistema, cada alerta poderá seguir uma regra. Tudo dependerá da sua estratégia.

5) Clique no botão Criar Alerta

Após a criação do alerta você receberá por e-mail todas as sugestões referentes aos termos ou termo cadastrado e com o alerta criado é possível Apagar ou Editar as configurações a qualquer momento. 

Viu como é fácil acompanhar tudo o que acontece no nicho do seu mercado e sem muito esforço.

Agora vou dar uma DICA BÔNUS para que você aproveite ao máximo do Google Alerts e não deixar nada pendente!

1) Crie alertas com erros de grafia
Ao incluir erros de grafia nos alertas você vai expandir suas possibilidades em encontrar resultados valiosos para serem explorados.

Por exemplo: Tênis de corida

Nesse caso serão dois alertas, o primeiro alerta será o correto Tênis de corrida e o segundo alerta será com o erro de grafia Tênis de corida.

Como você viu, o Google Alerts é uma ferramenta extremamente fácil de ser utilizada e é importante saber o que ocorre em sua volta sem muito esforço.

Comece agora a receber os alertas!

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Descubra como usar o Google Alerts

quarta-feira, 11 de março de 2020


Psicologia das cores é o estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos.

Agora que você já sabe o conceito da psicologia das cores, é importante saber o que elas representam e como aplicá-las na identidade visual da sua marca.

As cores são responsáveis por criar um ambiente de navegação agradável aos clientes, elas influenciam diretamente na decisão de compra. Uma página com harmonia visual tem maior potencial para despertar o interesse dos visitantes, transformando os acessos em vendas.

Cada cor tem o poder de gerar diferentes sensações nos clientes e saber disso é muito importante na hora de planejar a criação de sua loja virtual. As cores escolhidas devem transparecer o sentimento que sua loja deseja despertar, além disso devem estar em sintonia com seu logotipo.

Para facilitar o uso das cores em sua loja virtual, veja abaixo o que cada cor representa. As informações foram publicadas no artigo The Logo Company o mini guia ajuda na escolha das cores para cada tipo de negócio:

Preto
Qualidades: credibilidade, firmeza, força, poder, precisão, objetividade.
Indicado para as áreas de: construção, corporativo, petróleo, financeira, moda, industrial, cosmético, mineração, marketing, comercial.

Vermelho
Qualidades: apetite, excitação, urgência, perigo, sexy, romance, design, calor, rapidez.
Indicado para as áreas de: alimentação, roupas, moda, vestuário, cosmético, esportiva, imobiliária, entretenimento, saúde, serviços de emergência, marketing, relações públicas e publicidade.

Verde
Qualidades: orgânico, juventude, carinho, instrucional, educativo, aventura, ecologia, calma, natureza.
Indicado para as áreas de: medicina, ciências, governamental, recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos.

Azul
Qualidades: credibilidade, calma, limpeza, foco, médico, profissionalismo, judicial, poder, relacionado a negócios.
Indicado para as áreas de: medicina, científica, utilitários, governamental, saúde, tecnologia, recrutamento, comercial, legal, tecnologia da informação, ortodôntica, corporativa.

Laranja
Qualidades: criatividade, dinamismo, energia, juventude, expressividade, infantilidade, frutífero, inocência, entusiasmo.
Indicados para as áreas de: recrutamento, alimentação e bebidas, entretenimento, educação, esportes, recursos humanos, infantil.

Amarelo
Qualidades: energia, direção, dinamismo, encorajamento, design, criatividade, juventude, brilho, positividade.
Indicado para as áreas de: infantil, alimentação e bebidas, entretenimento, novas tecnologias, sinais e placas.

Roxo
Qualidades: espiritualidade, mistério, magia, religiosidade, evocação, sensualidade, bem-estar, ocultismo, amor.
Indicado para as áreas de: corpo, mente e alma, astrologia, tarô, aromaterapia, massagem, ioga, cura, espiritual, oculta.

Marrom
Qualidades: terra, carinho, historia, segurança, finanças, tradição, conservadorismo, confiança, retrospecto, estabilidade.
Indicado para as áreas de: construção, animais, mineração, veterinária, finanças, imobiliária, tradição, ecologia.

Branco
Qualidades: clínica, limpeza, médica, clareza, pureza, espaço, simplicidade, facilidade, frescura.
Indicado para as áreas de: medicina, científica, tecnologia, odontológica.

Como você pode ver, a importância das cores no e-commerce vai muito além de preferências pessoais ou convenções. É um fator de comunicação entre sua marca e seus clientes, que dependendo da situação, pode significar um volume maior ou menor de vendas.

Nossa dica é: capriche no design e utilize recursos que facilitem a navegação da loja virtual, além de proporcionar uma boa experiência ao cliente ele se lembrará de sua loja em futuras compras.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Como aplicar a psicologia das cores no e-commerce?

quarta-feira, 4 de março de 2020



O chatbot é um poderoso aliado no gerenciamento da loja virtual para o atendimento dos clientes através de mensagens, mas você sabe o que é um chatbot?

A palavra chatbot é a união das palavras chat (bate-papo) com bot (robô). O chatbot é um software que simula as conversas com os usuários, ele é uma inteligência artificial (AI) que vai interagir com os clientes através de aplicativos de mensagens, sites ou até mesmo em ligações telefônicas.

Podemos separar o chatbots em dois grupos, o primeiro grupo é o chatbot restrito e o segundo é o chatbot inteligente.

Chatbot Restrito
São robôs pré-programados através de um sistema e que são capazes de realizar diversas tarefas, são bastante utilizados em atendimentos. Nesse modelo de operação é necessário o fator humano, mesmo que seja mínimo.

Nesse módulo existe um fluxo de conversa onde você já sabe quais são os caminhos e quais procedimentos adotar com o transcorrer da conversa.

Chatbot Inteligente (AI)
É uma inteligência artificial que se auto alimenta através de um aprendizado. Eles podem "pensar", "raciocinar" conforme uma conversa, gostos e peculiaridades.

Podemos ver essa interação diariamente através de sugestões e recomendações através de redes sociais como o Facebook, Instagram, lojas de aplicativos como Google Play, App Store e até em sugestões de músicas no Spotify.

Basicamente eles têm a capacidade de aprenderem sozinhos, essa linguagem é conhecida como NPL (Processamento de Linguagem Natural), eles não ficam presos a comandos pré-cadastrados. Quanto mais usuários utilizarem, mais inteligentes eles ficam.

Você sabe quais são as vantagens de utilizar um chatbot?

  •     Atendimento 24h por dia, durante 7 dias por semana
  •     Tempo de resposta instantâneo
  •     Tempo de atendimento reduzido

Essa é uma das novas tendências para o comércio eletrônico e que muitas empresas estão adotando cada vez mais.

No quesito custo/benefício, a porta de entrada para esse novo mundo é o chatbot restrito onde as perguntas e respostas já foram programadas e elas conseguem solucionar em até 90% dos casos. O fator humano entrará em ação em uma dúvida muito peculiar.

O desafio será pensar em todas as perguntas e respostas e deixá-las prontas. Nesse caso é importante pensar como um Atendente e Cliente, por exemplo:

Atendente: Em que posso ajudar?
Cliente: Comprei um produto na loja
Atendente: Qual é o número do pedido?
Cliente: 99999999

Nesse exemplo, vamos utilizar a pergunta "Em que posso ajudar?". Nessa pergunta deixamos pré-programados palavras-chave e qual caminho seguir. Seguem exemplos de palavras comprei, comprar, problema, dúvida, etc...

Se o cliente por ventura digitar "Comprei", o chatbot vai conhecer essa palavra-chave e direcionar para uma nova pergunta de forma automática "Qual é o número do pedido?".

Agora, se o cliente utilizar uma outra pergunta, por exemplo "Estou com uma dúvida", e essa palavra já está programada, o chatbot pode realizar uma nova pergunta para o cliente com algumas palavras específicas "A sua dúvida é referente a um pedido, entrega, cupom de desconto ou sobre um produto específico?".

Dependendo da palavra-chave digitada, o cliente receberá uma nova pergunta, até encontrar a solução final. Conforme foi explicado, se a dúvida for referente ao pedido de número 999999, o cliente quer saber se o pedido já saiu para entrega, aqui requer o fator humano, será necessário analisar o pedido e falar qual é o status.

Um outro exemplo mais simples é cadastrar as perguntas iguais aos bancos, tudo por números, exemplo:

Atendente: Em que posso ajudar?
           Digite 1 se está com problemas no pedido
           Digite 2 se é uma dúvida relacionada a nossa empresa
           Digite 3 se é uma dúvida de produto
           Digite 4 se o cupom de desconto não funcionou

Cliente: 4
Atendente: Por favor, informe o código do cupom de desconto
Cliente: XXXX-YYYY-XXXX-YYYY

Agora que você conhece as duas formas de perguntas e respostas para utilizar no chatbot, verifique qual vai se enquadrar melhor na sua empresa e como você pode tirar o melhor proveito dessa solução.

O Google tem uma poderosa ferramenta chamada DialogFlow, com ela é possível criar uma integração com o WhatsApp Business, Facebook Messenger, Hangout, Telegram, Viber e muito mais.

Se você já utiliza um sistema de chat, verifique com a empresa se eles oferecem esse tipo de funcionalidade para sua loja virtual.

Como pode ver, o chatbot é um aliado na loja virtual, você ganha agilidade e tempo.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce. 

Chatbot um Robô de Atendimento

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020


Você sabe qual é a diferença entre uma boa venda e uma excelente venda?

A primeira acontece quando você vende vários produtos, mas nunca mais vê o cliente. A excelente venda é quando você vende alguns produtos, mas fideliza o seu cliente e faz com que ele retorne várias vezes e compre novamente em sua loja virtual.

Manter a satisfação do cliente após a realização de uma compra é tão importante quanto atraí-lo para ela. A fidelização do cliente é essencial para o sucesso do qualquer negócio.

Ter consumidores voltando a fazer aquisições no seu e-commerce significa que eles ficaram satisfeitos com os produtos e tiveram boa experiência de compra. Além disso, reter clientes atuais é mais barato que atrair novos, ou seja, invista em estratégias que aumentem o engajamento dos clientes para garantir a rentabilidade do seu negócio.

Realizar estratégias de recompra é simples. Veja 3 dicas para aumentar o volume de recompra em sua loja virtual:

1) Obtenha informações relevantes sobre seus clientes/pedidos, como idade, sexo, itens comprados, valor médio da compra e origem da visita. Aqui no Fastcommerce já oferecemos um relatório para esse tipo de consulta. Basta executar o relatório: "Lista de melhores clientes" e saiba quais são os clientes que mais compraram e os que compraram apenas uma vez em sua loja virtual. 

2) Utilize o e-mail marketing como canal de comunicação com esses clientes. Agrupe clientes e crie campanhas exclusivas para esse tipo de ação. Se possível fuja dos "termos clichês", como promoção, só hoje, saldão, desconto etc. Além de pouco atrativas, elas podem fazer com que seu e-mail seja barrado ou enviado para pasta SPAM do cliente.

3) Incentive o retorno. Ofereça desconto para uma próxima compra. Esta é uma das estratégias mais eficientes tanto para a captação, quanto para a fidelização de clientes.

Teste as estratégias e faça os ajustes necessários até que alcance bons resultados.

E por fim, foque no relacionamento, mantenha a comunicação aberta. Procure fidelizar clientes, não somente vender produtos, pois recompras e recomendações são consequência de um atendimento de qualidade aliado a bons produtos.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Como aumentar a recompra na loja virtual?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020



O breadcrumb é uma navegação interna da loja virtual e mostra a localização da página que você está acessando.

Ele também pode ser conhecido pelo termo Migalha de Pão como na história João e Maria, onde as crianças utilizam desse artifício para não se perderem e para voltarem com segurança.

Esse é o conceito do breadcrumb, facilitar a navegação e melhorar a usabilidade do cliente. O breadcrumb é o guia do cliente.

No design das lojas virtuais eles ficam no topo, logo abaixo da navegação principal. Por essa razão, ele é conhecido como navegação secundária, são exibidos como links, tem um design simples e muito eficaz.

Exemplo:
Home > Categoria XYZ > Página Atual

Como mostrado no exemplo, o breadcrumb é utilizado em páginas de categorias, subcategorias, hotsites e nos produtos. São páginas que deixam trilhas pelo caminho, são duas 2 páginas ou mais de navegação.

Páginas únicas como Fale Conosco, Newsletter, Quem Somos e outras que são específicas e que não existem hierarquias, elas não precisam de breadcrumb.

Veja 4 dicas e um super BÔNUS!

Dica 1: Comece com a Página Inicial (Home)
O breadcrumb começa com a Home, ela é o ponto de partida, através da Home o cliente consegue se aprofundar na navegação visitando categorias e produtos. O menu sempre vai ter links e levará o usuário de volta para o ponto inicial.

Dica 2: Alinhamento à esquerda
O alinhamento do breadcrumb deve ficar a esquerda e no topo. Esse é um padrão universal e baseado na regra do Diagrama de Gutenberg e o Padrão-F (F-Patterns).

Dica 3: Links
Cada etapa do breadcrumb precisa ser clicável para facilitar a navegação, exceto a página atual que o cliente está no momento. O cliente não precisa clicar na página que se encontra, mas vai precisar clicar nas páginas anteriores para voltar e recomeçar a navegação.

Dica 4: Muito Grande
Tome muito cuidado com o tamanho do breadcrumb, muitos itens na navegação podem virar um problema. No desktop eles podem ser mostrados em uma única linha, mas ao acessar na versão Mobile, o breadcrumb quebra em múltiplas linhas, aumentando o espaço e prejudicando a usabilidade. Além do mais, ele não ilustra como um breadcrumb deveria ser, uma estrutura em cadeia, ou seja, um menu ao lado do outro.

BÔNUS
No Fastcommerce o breadcrumb da sua loja virtual é indexado!

Através dos Dados Estruturados disponibilizamos como a navegação da loja virtual é estruturada, essa informação é obtida pelo Google de forma automática.

A vantagem de fornecer essa informação, é mostrar para o Google como funciona a estrutura da loja virtual. O Google pode mostrar o breadcrumb nos resultados e tornar seu link mais atraente para os usuários.

O Google o define como um dos fatores de aprimoramento que podem influenciar positivamente o posicionamento da sua loja virtual.

Como vimos no artigo, o breadcrumb é uma navegação secundária, ela não vai substituir a navegação principal da loja virtual. É um recurso para que os usuários saibam onde estão e quais são os próximos caminhos, use com sabedoria.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Breadcrumb É Seu Guia De Navegação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020


Quem tem um e-commerce lida com vários problemas em relação à comercialização até conseguir de fato concretizar a venda. Depois que o pedido é concluído, um novo desafio se inicia, a entrega!

Certamente sem processos logísticos eficientes, dificilmente a loja consegue atender seus clientes de modo satisfatório. Além dos prazos, há os custos que envolvem a operação.

Como o mercado está se tornando cada vez mais competitivo, uma boa opção para melhorar a qualidade dos serviços e valorizar os clientes é oferecer a entrega agendada.

Apesar de inovador, é bem simples o conceito de entrega agendada/programada. Em resumo a entrega programada permite que o cliente selecione o melhor dia e horário para receber suas encomendas.

Uma vez que a loja virtual disponibiliza essa opção de entrega, é possível trabalhar com um planejamento em relação aos envios, que consequentemente reduz os custos. 

Além da economia, oferecer a opção de entrega agendada a loja atua conforme a lei e ainda pode ter várias outras vantagens. Veja algumas delas:

Acompanhamento sobre as entregas

Esse tipo de serviço melhora o controle sobre a saída de mercadorias da loja. Como cada uma tem seu dia e horário especificados, é mais fácil organizar e monitorar.

Aumenta o relacionamento com o cliente

A relação com o cliente também melhora muito, já que cabe a ele a decisão final da data da entrega. Ou seja, ele também tem compromisso com a venda.

Redução do retorno das encomendas


Como é o cliente que escolhe qual é a melhor data e horário para receber seu produto, as chances de encontrar a residência vazia se tornam bem menores.

Se todas as entregas forem feitas conforme o programado, será bom para todos. É certo que nenhuma loja está protegida contra os atrasos, já que situações inesperadas podem acontecer. Nesse caso, informe sobre o imprevisto e mostre que se encontra disponível para resolver da melhor forma e, assim, tornar esse momento menos conturbado.

Veja aqui como disponibilizar a entrega programada em sua loja virtual no Fastcommerce.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Vantagens da entrega programada

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020


Uma maneira de simplificar o seu negócio e ter mais um canal de divulgação e vendas, é realizando parcerias.

Existem alguns tipos de parcerias que podem ser trabalhadas dentro de um e-commerce.

O importante é que antes de firmar qualquer negócio, o seu parceiro entenda muito bem sobre o seu produto e/ou serviço, afinal, ele irá ajudá-lo a alavancar as suas vendas.

A vantagem de firmar uma parceria é obter recursos a mais para o seu negócio e reduzir custos internos.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de móveis, e existe um profissional de Design de interior renomado. Através dele, você pode realizar a venda de seus produtos, pois ele irá indicar o seu móvel na hora de realizar a venda de seus serviços. E vice versa, você também pode indicá-lo em sua loja online: divulgar materiais sobre esse profissional e contato. Nesse caso, não há nenhuma bonificação para ninguém, pois ambos estão se divulgando.

Em outro caso, pode haver comissionamento ou outro tipo de regra que seja definida por ambos no momento em que estiverem fechando o negócio.

É possível também, criar promoções que atraia o cliente para ambos os serviços. Por exemplo, uma promoção linkada a loja de móveis e ao serviço de design de interior. Oferecendo um cupom de desconto, para dar certo essa parceria é importante atrair o cliente para que ele se interesse pelos dois serviços, ele precisa entender que ambos são essenciais, um complementa o outro.

Outra maneira é anúncio através widget de produtos em seu blog, site ou e-commerce. Widget de produtos é um script inserido em seu site, as vendas originadas deste canal, serão mensuradas e comissionadas.

E por fim, é possível cadastrar aquele vendedor/ revendedor externo, ao cadastrá-lo em sua loja no momento de fechamento do pedido, basta indicá-lo.

São muitas as opções e o Fastcommerce dispõe desse recurso incrível que irá ajudá-lo a potencializar suas vendas!

Quer saber como cadastrar um parceiro em sua loja? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi escrito por Ana Paula Zamboni, da equipe de Marketing do Fastcommerce

Parceria para alavancar suas vendas!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020


Escute nosso primeiro FCast, seu podcast sobre e-commerce.

Nesta discussão falamos sobre as principais dificuldades de novas lojas, como audiência zero, loja sem vendas, informações falhas sobre os produtos e questões sobre logística.




Apresentação: Luciana Hamassaki

Convidados: Ana Zamboni e Wagner Yamuto

Edição: Adriano Yamuto

#1 Podcast | As principais dificuldades de novas lojas virtuais

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


A palavra “favicon” foi composta pela junção das palavras do inglês “favorite” e “icon.” Favicon é a abreviação de ícone favorito.

O favicon geralmente é uma imagem de 16x16 pixels no formato de ícone. No entanto é possível criar um favicon nas dimensões de 16×16, 32×32 ou 64×64 pixels. Além do arquivo no formato .ico, os favicons podem ser gerados em outros formatos, incluindo PNG, GIF, JPG e SVG.

Veja 3 vantagens de ter um favicon em sua loja virtual:

1. Ter um ícone associado com a sua marca, auxilia o cliente a reconhecê-la. Além disso, dá a sua loja virtual uma identidade visual exclusiva.

2. Os favicons também oferecem uma boa experiência para os usuários de dispositivos móveis. Ao acessar seu site pelo celular, ou tablet ele poderá adicionar sua loja como favorito ou como uma forma de atalho na tela inicial do navegador ou dispositivo.

3. Seu favicon pode ser exibido nos resultados de uma pesquisa do Google. Veja aqui como qualificar seu site para usar um favicon nos resultados da pesquisa.

Ter um favicon é como ter um cartão de visitas online de sua loja virtual. A imagem a ser exibida pode ser seu logotipo, ou parte dele. Se o seu logotipo não ficar bom em um tamanho pequeno, use uma versão estilizada da primeira letra ou uma imagem gráfica. O importante é que seu ícone comunique o que sua loja representa ou faz.

Existem várias ferramentas que você pode utilizar para gerar seu favicon. É possível utilizar desde editores de imagem, criando do zero ou até utilizar um ícone pronto.

Dedique-se na criação de seu favicon. Assim como um logotipo inteligente, um favicon de qualidade promove a sua loja virtual e a torna mais atraente aos olhos de clientes exigentes.

Veja aqui como colocar esta imagem em sua loja virtual no Fastcommerce.

Construa credibilidade, confiança e lealdade. Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

O que é Favicon?

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020


No Fastcommerce é possível realizar vendas e criar estratégias para os dois tipos de público: Atacado (B2B) e Varejo (B2C). Além disso, também é possível vender com preços comuns ou distintos.

Podemos definir o mercado de Atacado para clientes que possuem CNPJ (pessoa jurídica), esses geralmente irão realizar compras em grandes quantidades e por custos menores.

O mercado de Varejo definimos como usuários finais, clientes que possuem CPF (pessoa física), esses realizam compras unitárias ou em pequenas quantidades e por custos maiores.

Uma dica importante é definir o seu público-alvo, além de criar regras e deixá-las claras ao consumidor. Cada tipo de venda requer estratégias e comunicação diferentes.

Outra dica é estudar a concorrência, isso significa que você está em busca das melhores práticas do mercado e vai conseguir segmentar melhor o seu público além de aplicar preços de acordo com os seus concorrentes.

Dependendo da sua estratégia de vendas, é possível definir o nível de acesso para o seu cliente, isso significa que você pode realizar uma análise do cadastro de seu cliente, restringir a lista de compras, preços, carrinho e liberar após a venda após essa análise.

A sua loja deve conversar o tempo todo com o consumidor, enviar e-mails personalizados, atendimento humanizado, ofertas exclusivas de acordo com o histórico do seu cliente, enviar um cupom de aniversário, disponibilizar material/curiosidades que agregam valor ao seu produto ou serviço são ações “chave” para o sucesso de seu e-commerce. Não é novidade que o consumidor deixou de apenas comprar um produto, é preciso disponibilizar informações relevantes que possam chamar a atenção de quem está comprando.

O Fastcommerce disponibiliza recursos exclusivos para que você possa atender o seu cliente e diferenciar o seu público. Para mais detalhes sobre essas funcionalidades clique aqui. Para dúvidas em como realizar essas configurações, fale com a nossa equipe!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Ana Paula Zamboni, da equipe de Marketing do Fastcommerce

Loja virtual para atacado (B2B) e varejo (B2C)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Vender através de Marketplace pode ser muito promissor para as lojas, principalmente para as lojas iniciantes que desejam aumentar a presença no mercado e ganhar a confiança do consumidor.

Os Big Players (Submarino, Americanas, Netshoes, MercadoLivre) já estão estabelecidos no mercado e eles podem oferecer acesso rápido aos produtos para milhares de novos clientes.

A principal vantagem em vender nos Marketplaces é o fortalecimento da marca da sua empresa. A confiança da marca é um dos maiores fatores nas decisões de compra dos consumidores, além de oferecer um preço competitivo.

Dependendo do nicho de mercado a concorrência será muito grande e por essas razões é necessário criar estratégias para destacar seus produtos.

Conheça 3 dicas para potencializar suas vendas!

1º Dica: Keywords (palavras-chave)

Coloque suas principais palavras-chave no nome do produto e na descrição, considere o CTR (Click Through Rate) também. Quanto maior a taxa de cliques, maiores serão os benefícios.

A conta é bem simples, é o número de cliques dividido pelo número de vezes que ele foi exibido (cliques ÷ impressões = CTR).

Por exemplo, se o produto têm 10 cliques e 500 impressões, seu CTR (Click Through Rate) seria de 2% (10 ÷ 500 = 2%).

Além disso, o nome do produto influencia a URL. Verifique se a palavra-chave está na URL e como o canonical link é montado.

O canonical é a URL da página que o Google considera a mais representativa de um conjunto de páginas no seu site ou no Marketplace.

Exemplo:
<link rel="canonical" href="meu-produto-palavra-chave-id-777888555" />

2º Dica: Imagens

As imagens em alta qualidade são a melhor maneira de convencer seus clientes a comprarem um produto. Os Marketplaces possuem regras e uma delas é que as fotos sejam de qualidade profissional.

Um fator importante para chamar a atenção do usuário e aumentar as chances de conversão é mostrar o produto em diversos ângulos. O recomendado são de pelo menos 3 imagens ou mais. Quanto mais melhor!

Conheças as diretrizes para tirar excelentes fotos:

1) Use um pano de fundo, EVA (espuma vinílica acetinada) ou cartolina para destacar seu produto.

2) Desligue o flash da câmera e use iluminação difusa e suave.

3) Use um tripé e mantenha sempre a mesma posição.

4) Tire fotos em alta resolução para que seu produto fique atraente em telas grandes e pequenas.

5) Preencha o quadro (frame) visor da câmera com seu produto.

6) Fotografe o produto de todos os ângulos.

7) Dependendo do produto e do seu nicho de mercado, exiba a escala do seu produto comparando com outros itens do nosso dia a dia.

8) Fotografe as cores naturais do seu produto, evite ao máximo o uso de filtros.

3º Dica: Avaliações


As avaliações são o ponto chave para seu produto se destacar ainda mais. Elas são importantes porque fornecem uma verificação na qualidade dos produtos, do primeiro contato do usuário através da imagem do produto até o recebimento do mesmo.

Os novos produtos se esforçam para se classificarem de forma orgânica nas primeiras páginas dos Marketplaces. Para o seu produto se destacar é recomendado ter no mínimo 10 avaliações de 5 estrelas, ter pelo menos 5 avaliações com 4 estrelas e que as avaliações sejam verificadas pelo Marketplace que você está vendendo. Ou seja, se um cliente comprar, seria muito interessante que o mesmo avaliasse o produto. Ao solicitar uma avaliação, solicite de forma imparcial.

Não perca a oportunidade de vender mais produtos e fortaleça sua marca em todos os canais de vendas.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

3 Dicas para vender mais no Marketplace

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019


A pesquisa de satisfação do cliente é a melhor forma de saber se os objetivos da sua loja virtual estão sendo atingidos.

Ao medir a satisfação do cliente, é possível entender os pontos de melhoria e dar feedback para os clientes insatisfeitos. Assim, você aumenta a fidelização dos clientes, encontra novas oportunidades e entende os desafios que precisam ser trabalhados.

Existem várias maneiras e técnicas para executar a pesquisa de satisfação. Separamos as três metodologias mais comuns.

1. Customer Satisfaction Score (CSAT)

Esse é o modelo de pesquisa mais direto, pois ele mede a satisfação do cliente. Essa métrica pode demonstrar a satisfação do cliente com a loja (empresa), com o produto ou com um serviço.

A pergunta mais comum é: “O quão satisfeito você está com a experiência?”. A resposta é medida em escalas com notas que podem ser de 1-3; 1-5 ou 1-10.

2. Customer Effort Score (CES)

Essa é uma métrica de pesquisa utilizada para medir o nível de esforço que o cliente teve para resolver um problema específico com a sua loja, como por exemplo em seu SAC (Serviço de atendimento ao cliente). Quanto mais esforço um cliente fizer, mais chance dele abandonar a sua marca/empresa.

3. Net Promoter Score® (NPS)

Esse é um modelo que auxilia sua loja a medir os níveis de lealdade do cliente. Esse método consiste em uma só pergunta:

Em uma nota de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa marca/empresa a um amigo?”.

Esses são apenas alguns modelos de pesquisa. Na verdade existem diversas formas de coletar e interpretar os dados dos clientes. Vale ressaltar que também é possível enviar questionários, com perguntas diretas. Por exemplo, é possível enviar formulários aos clientes que fizeram pedidos na loja, para qualquer status (remetido, cancelado etc). Ou questionários com perguntas sobre o atendimento, tempo de entrega dos produtos etc.

O importante é sistematizar o feedback do cliente e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados pela loja. Clique aqui e veja como enviar pesquisas de satisfação aos clientes, através de formulários.

Para a melhoria constante de sua loja virtual converse com o seu cliente. Lembre-se clientes satisfeitos atraem mais clientes!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

O cliente no comando - Pesquisa de satisfação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019


O SEO Local (Local Search Engine Optimization) é o processo de otimização da sua loja física para a presença online a partir de pesquisas relevantes.

Essas buscas ocorrem no Google ou em outros mecanismos de pesquisas, é uma maneira eficaz para indexar seu negócio, pois ajuda a promover os seus produtos e serviços para os clientes que naquele exato momento estão buscando por um produto X em determinada região.

Isso só é possível por uma variedade de métodos, alguns diferem do SEO tradicional que conhecemos.

Para ver se o SEO Local é para o seu negócio, você precisa responder duas perguntas:

1º) Sua empresa tem um endereço físico?

2º) Existe um "horário de funcionamento" onde os clientes podem te visitar?


Se respondeu SIM para as duas perguntas, você deve fazer o SEO Local imediatamente!

Para ter sucesso, é necessário seguir 4 etapas:

1º) Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é gratuito e permite gerenciar como sua empresa física aparece nos produtos do Google, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa.

2º) Faça a inclusão do NAP
O significado de NAP é (Name, Address e Phone Number), traduzindo para o português NET (Nome, Endereço e Telefone).

É um fator que influencia as pessoas a saberem mais sobre a empresa quando a mesma informa dados que vão ajudar os clientes. A ideia baseada no NAP é a loja ter citações, uma citação é a inclusão dessas informações em sites, artigos e postagens em blogs.

3º) Crie uma página com informações sobre a empresa
Essa página pode ser Sobre Nós ou até a página de Contato personalizada. Informe o endereço físico, horário de funcionamento, mapa de localização (Google Maps), fotos do local, etc.

4º) Ter avaliações é fundamental para se diferenciar dos concorrentes
Solicite para os amigos mais próximos que eles avaliem o seu negócio. Essa é uma excelente forma de estimular que outras pessoas avaliem seu negócio.

Para ficar tudo organizado, crie uma planilha com todas as informações sobre a empresa.
- Endereço
- Número de telefone
- Número do WhatsApp
- Horário de funcionamento
- Um explicação do que a loja vende
- Depoimentos de clientes
- Imagens
- Vídeos (Youtube)
- Links para as mídias socias (Facebook, Instagram, Twitter...)


Além do Google Meu Negócio, cadastre sua empresa nos diretórios Bing Places e Yelp.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.


Sua empresa faz SEO Local?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019


Para garantir a competitividade de sua loja virtual no mercado é fundamental ter um controle eficaz de estoque.

A função de um estoque é armazenar certa quantidade de itens em algum local, por determinado período. O propósito é diminuir as incertezas quanto à entrada e à saída das mercadorias e contar com o produto para quando ele for solicitado/vendido.

Todo lojista sabe da importância de ter um controle de estoque eficiente e ativo. Sabemos que é uma tarefa desafiadora, no entanto, quando devidamente aplicado o controle de estoque pode ajudar a prever diversos acontecimentos e resultados. Afinal, monitorar com frequência as entradas e saídas dos produtos, te permite ter previsões de novas compras, possibilita movimentar mercadorias sem giro e inclusive reduzir perdas.

Para auxiliar no controle de seu estoque oferecemos um conjunto completo de ferramentas para acompanhar, controlar e otimizar o estoque de sua loja virtual.

Na ficha de cada produto é possível informar a quantidade disponível do estoque. A cada novo pedido o sistema atualiza automaticamente a quantidade do estoque.

É possível também cadastrar uma quantidade mínima em estoque de cada produto. Ao ser atingida quantidade abaixo deste mínimo cadastrado, um e-mail será automaticamente enviado para a loja virtual para avisar sobre a necessidade de reposição de estoque.

Além dessas facilidades de controle, o Fastcommerce oferece o recurso de aviso de disponibilidade de produtos. Essa funcionalidade permitir que os visitantes sejam avisados quando os produtos que no momento estão esgotados estiverem disponíveis na loja. Veja aqui como implantar.

E por fim, para ter um controle totalmente eficiente acompanhe os indicadores de seu estoque. São diversos relatórios de acompanhamento. Veja alguns exemplos:

- Produtos em estoque e remetidos:
Lista todos os produtos cadastrados, indicando quantidades em estoque e quantidades remetidas.

- Produtos que atingiram estoque informado:
Informa todos os produtos que atingiram determinada quantidade em estoque (ou menos).

- Produtos mais vendidos e produtos menos vendidos:
Lista os produtos mais/menos vendidos na loja virtual no período informado, ordenados por valor, preço ou lucratividade.

Com esse vasto panorama apresentado, você tem agora todas as ferramentas necessárias para fazer um controle de estoque eficiente e maximizar os seus resultados.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Você gerencia seu estoque?

quarta-feira, 27 de novembro de 2019


A etapa mais importante e esperada em um e-commerce é quando o seu cliente fecha o pedido. Nessa fase, é necessária toda atenção e cuidado para a loja.

Para ajudar na organização da loja e gerenciamento de seus pedidos, o Fastcommerce dispõe de status para cada fase de um processo. É possível também automatizar esses status de acordo com o retorno de algumas formas de pagamento ou manualmente, e em cada status enviar uma mensagem para o cliente.

Além disso, é possível também gerir um fluxo de forma automática através de sistema externos de gestão.

Sendo esses status: Novo, Cancelado, Em aprovação, Pendente, Aprovado, Liberado e Remetido.

Quando a compra é iniciada o status é NOVO.

Até que tenha o retorno da forma de pagamento o status é alterado para PENDENTE.

Tendo o retorno da forma de pagamento e realizando a confirmação dos dados do cliente e análise de risco, pode ser alterado para EM APROVAÇÃO ou CANCELADO na segunda opção, caso a forma de pagamento não tenha aprovado ou o boleto não tenha sido pago.

Após conferir se o produto tem no estoque, pode alterar para APROVADO.

Conferindo todas as etapas o status deve ser alterado para LIBERADO.

E por fim, a última atualização deve ser para REMETIDO, ou seja, o pedido foi despachado para envio.

Todas essas etapas devem ser realizadas cautelosamente e enviada uma mensagem de acompanhamento do pedido para o cliente. Clique aqui e veja mais detalhes.

Caso sua loja ainda não realize essa gestão e precise de um auxilio de como automatizar, fale com nossos especialistas!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Ana Paula Zamboni, da equipe de Marketing do Fastcommerce

Gerencie seu Fluxo de Pedidos

quinta-feira, 21 de novembro de 2019


Os ícones são elementos gráficos frequentemente usados em projetos. Eles ajudam a simplificar o design e dar mais clareza nas informações para os clientes.

A grande vantagem de utilizar ícones no design é que o próprio símbolo fala por si. No entanto, alguns desenvolvedores e designers acabam não levando em consideração um detalhe muito importante no desenvolvimento dessas telas, que é o tamanho do ícone. Ele deve ter no mínimo 1,0 cm de área clicável.

Caso essa recomendação não seja seguida o cliente pode ter uma má experiência de navegação na loja, pois ao tentar tocar com o dedo em um ícone pequeno, o link ao lado é ativado de forma involuntária e direciona o cliente para outra página.

Ofereça a melhor experiência de compra aos seus clientes. Aqui no Fastcommerce já oferecemos uma biblioteca de ícones vetoriais de alta qualidade disponibilizada pelo Google. Clique aqui e veja o passo a passo para implementar.

Veja também abaixo alguns benefícios na utilização dos ícones na experiência do usuário (UX)

1) Os ícones são facilmente reconhecíveis. Se usar ícones comuns, seus clientes os reconhecerá e ajudará na navegação.

2) Os ícones economizam espaço no design.

3) Os ícones são bons alvos de toque. O tamanho do ícone recomendado para dispositivos móveis é de 1cm x 1cm, um alvo ideal para tocar com o dedo.

4) Ícones são universais. O significado dos ícones pode ser facilmente entendido, mesmo que os usuários não falem seu idioma.

Você conhece a regra dos 5 segundos para ícones?

Se você levar mais de 5 segundos para pensar em um ícone, provavelmente ele será ineficaz no seu projeto e seus usuários não vão associar o que o ícone representa.

Os ícones têm um significado e devem sempre se comunicar com o cliente. Não use demais, eles não são para decoração, os ícones precisam estar em harmonia com o design.

Se estiver em dúvida no que o ícone representa, insira um texto abaixo do ícone para facilitar para o cliente o que ele representa.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião com a gente!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Design de ícones para telas sensíveis ao toque

quarta-feira, 6 de novembro de 2019


O e-mail marketing é uma ferramenta de baixo custo e que possibilita fidelizar os clientes. Além disso, um e-mail marketing bem planejado tem potencial para aumentar o tráfego e as vendas de sua loja e ainda fortalece sua marca.

O uso constante do e-mail marketing faz com que o cliente retorne várias vezes para a sua loja, o que aumenta suas chances de conversão.

Para realizar o envio do e-mail, você precisa do consentimento do destinatário. Tendo isso, basta criar suas campanhas que podem ser para informar sobre uma oferta da loja, ou fazer a divulgação de uma notícia ou reposição do estoque. Há também a possibilidade de realizar campanhas voltadas ao relacionamento com cliente, como as campanhas de fidelização e pesquisas de satisfação. As opções são infinitas!

A possibilidade de mensurar os resultados de uma campanha de e-mail marketing também coloca esta ferramenta em destaque, onde a tecnologia é usada como diferencial competitivo.

Aqui no Fastcommerce temos uma ferramenta que permite disparar e-mail marketing, além disso você sabia que ao criar sua loja aqui no Fastcommerce concedemos um crédito inicial equivalente a mil mensagens para sua loja conhecer esse serviço gratuitamente?

Sim! Esse crédito fica disponível no site administrativo de sua loja no Item Mensagens.

Acesse e crie campanhas de e-mail marketing a partir da lista de assinantes de newsletters da loja. Envie as mensagens para todos os assinantes ativos ou somente para alguns clientes selecionados, a partir de diversos critérios de filtragem.

Além dessa facilidade, oferecemos mais de 20 modelos de mensagens prontas, que podem ser utilizados como base para a personalização. Veja mais detalhes clicando aqui.

Após o envio não se esqueça de acompanhar os resultados nos diversos relatórios do Fastcommerce.

Utilize essa ferramenta e gere mais vendas!

Bons negócios! 

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Venda mais com o E-mail Marketing

quarta-feira, 30 de outubro de 2019


Você sabe o que é Funil de vendas?

É muito simples o conceito de funil de vendas, serve para entender como funciona a jornada dos seus clientes e a partir desses dados criar estratégias para a conversão.

Consiste em três etapas: O topo, o meio e o fundo do funil, você pode percorrer por todas elas inúmeras vezes em um processo.

Topo do Funil

Descoberta: A pessoa descobre que tem um problema.

Algumas características do Topo do Funil é o alto volume e baixa conversão. Por estar longe da decisão de compra, nesse momento, você tem que oferecer toda ajuda que for necessária.

Meio do Funil

Consideração: A pessoa entende que tem um problema e começa a busca para a solução do seu problema.

Algumas características do Meio do Funil é o médio volume e consideração para resolver o seu problema, consecutivamente está disposta a fechar o negócio. Nesse momento, está conectando o problema à venda e o importante é você ajudar na consideração.

Fundo do Funil

Decisão: O momento em que o seu cliente está no processo de aquisição do serviço e/ou produto.

Algumas características do Fundo do Funil é baixo o volume, porém, qualificado e nesse momento é preciso fazer o convencimento de compra, falar o quanto o seu produto e/ou serviço é bom e as vantagens.

O processo de decisão do seu cliente começa muito antes dele pensar em adquirir qualquer produto. Pensando nisso, e entendendo o conceito do Funil de vendas cada empresa deve estudar e criar suas próprias estratégias.

Para ajudar a sua loja nesse processo o Fastcommerce dispõe de um CRM completo, permitindo conhecer cada cliente de perto. Veja detalhes clicando aqui.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Ana Paula Zamboni, da equipe de Marketing do Fastcommerce

Funil de vendas para o seu e-commerce

quarta-feira, 23 de outubro de 2019


Um bom e-commerce considera a opinião do cliente e permite que ele descreva sua experiência de compra para novos compradores.

Realizar esse tipo de pós venda, permite mostrar ao cliente que a sua loja não é igual às outras. Ter essa prática valoriza e fideliza o cliente, pois recompras e recomendações são consequência de um atendimento de qualidade aliado a bons produtos.

Uma boa forma de iniciar um pós-venda é incentivar o cliente a avaliar o produto adquirido.

As vantagens de utilizar o recurso de avaliação de produto não ficam apenas para os clientes, mas para a loja também, pois as avaliações de produto ajudam a gerar um conteúdo original para a loja e como consequência melhoram seu posicionamento nos buscadores.

Além disso, as avaliações de clientes acabam gerando mais confiança para a loja e podem dar mais detalhes sobre o produto para os futuros clientes.

Aqui no Fastcommerce é possível oferecer o recurso de avaliação de produto de duas formas.

1. Avaliação de produtos, no detalhe do produto.
Os produtos da loja podem ser avaliados pelos clientes cadastrados, através de links existentes nas páginas de detalhes. Além disso, é possível inserir estrelas de avaliação na listagem dos produtos e na home da loja. Veja aqui mais informações.

2. Google Avaliações do Consumidor, no final da compra.
Esse é um serviço do Google, gratuito, que permite a loja coletar feedback relevantes dos clientes que realizaram uma compra na loja. Essa avaliação é exibida nos anúncios do Google Shopping e, em alguns casos, nas informações do produto no Google. Veja aqui o passo a passo para implementar.

Para incentivar o cliente a avaliar, envie e-mail solicitando a avaliação ou até ofereça um cupom exclusivo para aqueles que realizarem a avaliação da loja.

E aí, pronto para implementar essa facilidade em sua loja? Para mais detalhes, fale com nossa equipe!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Avaliação vale ouro!

terça-feira, 8 de outubro de 2019


Vender um produto ou um serviço deixou de ser apenas venda faz tempo, o que agrega valor são as informações complementares que você pode passar para o seu cliente.

Antes de tudo é preciso entender o seu usuário e compreender pelo que ele busca.

Encontrar as melhores maneiras e canais para transmitir um conteúdo pode ser uma tarefa difícil. Uma dica importante é definir uma persona. Que nada mais é do que um personagem fictício criado com base em dados reais que representa o seu consumidor.

Existem diversos tipos de canais que podem ser produzidos conteúdos, tudo depende da mensagem que deseja transmitir. Veja alguns exemplos abaixo:

> E-books (Livros Digitais) são conteúdos mais aprofundados que tiram dúvidas do leitor, a estratégia é educar quem está lendo aquele conteúdo.

> Blog Post são conteúdos que também servem para educar o leitor, solucionar um problema ou informar sobre o que está acontecendo.

> Webinars é um canal de transmissão ao vivo, quem está participando pode interagir e enviar suas dúvidas em tempo real.

> Redes Sociais é um dos principais canais de transmissão de informação sobre a sua empresa e de interação com o público.

> E-mail é a comunicação direta com o seu público, conteúdo personalizado.

Através do Fastcommerce é possível criar notícias para a sua loja, ajudando o seu cliente a conhecer melhor o que ele está comprando e além disso vai ajudar no ranqueamento da sua loja nos buscadores.

Se sua loja ainda não utiliza o recurso de notícias, fale com nossa equipe!

Este artigo foi escrito por Ana Paula Zamboni, da equipe de Marketing do Fastcommerce

Como gerar conteúdo pode ajudar a minha loja?

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com